Questão fedeb6e7-6a
Prova:UNESP 2021
Disciplina:História
Assunto:Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

A exploração do ouro, na região das Minas Gerais durante o século XVIII, implicou um conjunto de transformações no perfil geral da América portuguesa, tais como

A
a redução no emprego da mão de obra escrava e a facilitação da entrada de imigrantes na colônia.
B
a implementação do regime de intendências e a formação de nova estrutura administrativa na colônia.
C
a concentração das atividades econômicas no interior da colônia e o abandono do comércio agroexportador.
D
o aumento dos intercâmbios comerciais com a América hispânica e a constituição de um mercado aurífero no continente.
E
o contato direto da Inglaterra com as riquezas do território brasileiro e a dificuldade portuguesa de manter o monopólio comercial.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
No século XVIII, a área mais dinâmica da América Portuguesa passa a ser a região das minas, comumente chamada de “Gerais". É na área, mais especificamente em Vila Rica, que se instala a sede da Intendência das minas. 

É a região colonial que cresce em dinamismo, dando lucros à coroa portuguesa. Por isso a capital administrativa da América Portuguesa foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro. A construção da Estrada Real vai permitir a ligação entre a região aurífera e o litoral, onde está a cidade de Paraty. O sudeste vai atrair mais a atenção de exploradores, comerciantes e artesãos, passando a haver um dinamismo no interior que não havia antes. 
A sociedade que se desenvolve na região das minas tem tendência a ser menos estratificada , mais dinâmica e urbana. Nascem cidades como a já citada Vila Rica ( Ouro Preto), Mariana, Sabará, Congonhas do Campo e outras, na região do atual estado de Minas Gerais. Há o desenvolvimento de uma cultura local – o barroco mineiro - que se expressa na arquitetura, na pintura e na escultura, além das letras. 
Uma das alternativas indica uma das transformações ocorridas em função da mineração. 
A) INCORRETA- a necessidade de mão de obra para a área das minas levou a uma maior importação de africanos para escravização. Não há , ainda, o estímulo à imigração europeia. Os europeus que chegam vem de outras regiões coloniais ou de Portugal , com o objetivo de conseguir uma data e enriquecer rapidamente.
B) CORRETA- A nova região colonial, a região das minas, demandou, de acordo com os interesses da metrópole portuguesa, uma administração mais direta , próxima e , claro, mais rígida. A ideia era a de evitar o contrabando de ouro e a fuga do pagamento de impostos a Portugal. Daí a implantação da Intendência das Minas, o que configura uma nova proposta de administração na colônia.
C) INCORRETA - Embora regiões do interior da atual região sudeste tenham se tornado mais dinâmicas, em função da exploração das minas e das necessidades de abastecimento da região, as atividades de exportação não foram abandonadas. Elas eram fonte de lucros de proprietários, mercadores portugueses e da coroa. 
D) INCORRETA- Os intercâmbios com as regiões da América Espanhola continuam sendo bastante restritos à determinadas áreas fronteiriças, primordialmente no sul. Além disso, não há mercado aurífero entre as áreas coloniais de portugueses e espanhóis na medida em que ambos tinham como um dos objetivos a acumulação de metais preciosos. 
E) INCORRETA- O contato com a Inglaterra era indireto, de acordo com o Exclusivo Colonial. As mercadorias inglesas chegavam ao Brasil através de comerciantes portugueses, que detinham o monopólio: os chamados reinóis. 

Gabarito do Professor: Letra B

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo