Questão fdb807b0-d1
Prova:UEA 2018
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Antiguidade Ocidental (Gregos, Romanos e Macedônios)

Discóbolo Lancellotti é cópia romana da escultura grega feita originalmente em bronze, por Míron, em 450 a.C


               (www.historiadelarte.us)


Pertencente ao Museu Nacional de Roma, o Discóbolo Lancellotti assinala

A
a separação entre arte e ciência na Grécia clássica e a criação da ciência anatômica por sábios romanos.
B
a ligação da arte grega com as crenças religiosas e a falta de refinamento nas produções artísticas de Roma Antiga.
C
a representação da irracionalidade humana no desequilíbrio corporal e o enaltecimento da ética guerreira dos romanos.
D
a visão pessimista dos gregos clássicos sobre os destinos da humanidade e a escravização dos gregos pelos conquistadores romanos.
E
a concepção de beleza ideal das artes gregas e a presença da cultura grega na sociedade romana da Antiguidade.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
Ao longo do tempo a arte grega assumiu traços e características que variaram bastante. Mudavam de acordo com os interesses temáticos e estéticos das diversas sociedades gregas(cidades-estado gregas) e foi classificada conforme os períodos arcaico, clássico e helenístico. Naquele momento, os deuses eram a representação do belo dando a forma ideal aos homens como o centro do universo – o antropocentrismo - que, ao lado do racionalismo e da procura das proporções e medidas perfeitas, marcaram de forma madura as suas várias formas.
Estilisticamente, o Discóbolo ilustra a transição do Estilo Severo para o Estilo Clássico. Míron foi um pioneiro pela introdução de uma abordagem anatômica mais próxima do natural e por ter conseguido sintetizar em arte um ideal de beleza física, de equilíbrio dinâmico e de harmonia entre mente e corpo.
Para responder essa questão, o aluno deve ter conhecimento da origem e das principais características da arte e cultura grega, sobretudo a escultura e seus diferentes estilos ao longo da sua história além da influência da cultura grega sobre a romana durante a chamada Antiguidade Clássica. Uma alternativa indica o significado histórico da escultura 
A) ERRADA – Não houve separação entre arte e ciência na Grécia clássica. Pelo contrário, a ciência foi um dos instrumentos essenciais para a busca pelas perfeitas proporções das pinturas e esculturas de corpos humanos pelos artistas gregos, de forma que alcançassem seu ideal do Belo. 
B) ERRADA – A ligação da arte com as crenças religiosas gregas se dava na medida em que as concepções divinas se davam na forma de corpos humanos. Portanto a busca pelas perfeitas formas e proporções nas pinturas e esculturas dos artistas gregos a partir da inspiração do ideal divino. 
C) ERRADA – Não há desequilíbrio corporal na medida em que a busca pela harmonia, simetria e perfeição dos corpos nas pinturas e esculturas gregas e romanas é a principal característica de seus estilos. O Discóbolo é uma representação desse equilíbrio.
D) ERRADA – O pensamento grego da antiguidade tende a ser pessimista e considerar mais os maus demônios que os bons. Havia uma expressão que dizia que a “melhor de todas as coisas é não nascer". Porém, mesmo quando a península grega ficou sob o domínio dos potentados romanos, as polis mantiveram sua autonomia, apesar de pagarem tributos a Roma. 
E) CORRETA – O ideal de beleza e perfeição presente nas obras de arte gregas vem da cultura da representação dos seus deuses humanizados em figuras de proporções perfeitas, concebidas a partir de estudos das medidas ideais do corpo humano. Essa busca pelo Bcelo e Perfeito é observada na pintura, na escultura e na arquitetura gregas e, influenciou muito a sociedade romana em sua concepção geral de arte .

Gabarito do Professor: Letra E.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo