Questão fcfcc0e6-dc
Prova:UEMA 2015
Disciplina:História
Assunto:Construção do Estado Liberal: Revolução Francesa, História Geral


A imagem se refere à situação das receitas e das despesas do Estado francês na década de 1780. Pode-se analisar pelos dados que

A
a maior arrecadação do Estado era proveniente dos impostos diretos, pagos, em sua grande maioria, pelos representantes da Igreja Católica francesa, uma das mais poderosas da Europa.
B
o elevado déficit público do Estado francês foi um elemento central para o contexto histórico de profunda crise econômica que favoreceu a eclosão da Revolução Francesa em 1789.
C
a crise econômica relacionava-se diretamente às questões internas, já que, no cenário internacional, os negócios contribuíram de forma significativa para as receitas do Estado francês.
D
os gastos com o pagamento da dívida representavam uma pequena parcela das despesas estatais, o que indicava a possibilidade de recuperação rápida da economia francesa.
E
a opulência da nobreza francesa era a responsável pela fração mais elevada dos gastos do Estado, seu principal financiador.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos

Sobre a situação econômica da França pré-Revolução e levando em consideração a imagem proposta pela questão, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – Na imagem, vemos que os impostos indiretos (46%) constituem a maior parte da arrecadação do Estado, não os impostos diretos (32%). Além disso, a Igreja Católica estava isenta de muitos impostos na época, sendo o Terceiro Estado (composto por camponeses, burgueses e outros setores da população não privilegiada) quem pagava a maior parte desses tributos.


B) Correta – O déficit público elevado mostrado na imagem (161,4 milhões de libras) foi um dos principais fatores que contribuíam para a crise econômica na França. Essa crise, por sua vez, foi um dos fatores desencadeantes da Revolução Francesa em 1789. A insatisfação popular com os impostos pesados e o aumento da dívida pública agravou as tensões sociais e políticas, levando à eclosão do movimento revolucionário.


C) Incorreta – A imagem não suporta essa afirmação. Na verdade, os gastos com marinha, guerra e negócios exteriores representavam 17,2% das despesas, um valor considerável que contribuía para o déficit. A crise econômica francesa não estava apenas relacionada a questões internas, mas também às despesas elevadas com guerras e a manutenção da influência internacional.


D) Incorreta – A imagem mostra que o pagamento da dívida representava 50,3% das despesas, ou seja, mais da metade dos gastos do Estado. Esse dado indica que a situação financeira era bastante grave, e a recuperação da economia seria difícil e lenta, devido ao elevado comprometimento dos recursos públicos com o serviço da dívida.


E) Incorreta – Como mencionado anteriormente, o maior peso nas despesas era o pagamento da dívida. Além disso, a nobreza não era o "principal financiador" do Estado. Pelo contrário, a nobreza estava amplamente isenta de impostos, e a maior parte das receitas vinha de impostos pagos pelo Terceiro Estado, ou seja, pela população mais pobre.


Gabarito – Letra B


Referência:


Hobsbawm, Eric J. A revolução francesa. Paz e Terra, 2005.


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo