Questão fae43d48-3b
Prova:USP 2014
Disciplina:História
Assunto:Colonialismo espanhol: Ocupação e exploração do território americano, Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil, História da América Latina

Uma observação comparada dos regimes de trabalho adotados nas Américas de colonização ibérica permite afirmar corretamente que, entre os séculos XVI e XVIII,

A
a servidão foi dominante em todo o mundo português, enquanto, no espanhol, a mão de obra principal foi assalariada.
B
liberdade foi conseguida plenamente pelas populações indígenas da América espanhola e da América portuguesa, enquanto a dos escravos africanos jamais o foi.
C
escravidão de origem africana, embora presente em várias regiões da América espanhola, esteve mais generalizada na América portuguesa.
D
não houve escravidão africana nos territórios espanhóis, pois estes dispunham de farta oferta de mão de obra indígena.
E
o Brasil forneceu escravos africanos aos territórios espanhóis, que, em contrapartida, traficavam escravos indígenas para o Brasil.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro

   O regime de trabalho adotado na América portuguesa foi a escravidão, devido ao volume de cultivo na plantações de cana de açucar. A escolha pelos negros africanos atendia às pressões do tráfico negreiro, que era um comércio lucrativo para Portugal desde 1450.

   Já na América espanhola, apesar de haver algumas regiões que se utilizaram de escravidão de origem africana, na maioria dos casos, os espanhóis se aproveitaram da alta densidade populacional nos territórios incas e astecas e impuseram duas formas de exploração do trabalho indígena: a mita e a encomienda.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo