Questão fade9397-3b
Prova:USP 2014
Disciplina:História
Assunto:Medievalidade Europeia, História Geral

A cidade é [desde o ano 1000] o principal lugar das trocas econômicas que recorrem sempre mais a um meio de troca essencial: a moeda. [...] Centro econômico, a cidade é também um centro de poder. Ao lado do e, às vezes, contra o poder tradicional do bispo e do senhor, frequentemente confundidos numa única pessoa, um grupo de homens novos, os cidadãos ou burgueses, conquista “liberdades”, privilégios cada vez mais amplos.


Jacques Le Goff. São Francisco de Assis. Rio de Janeiro: Record, 2010. Adaptado.


O texto trata de um período em que

A
os fundamentos do sistema feudal coexistiam com novas formas de organização política e econômica, que produziam alterações na hierarquia social e nas relações de poder.
B
o excesso de metais nobres na Europa provocava abundância de moedas, que circulavam apenas pelas mãos dos grandes banqueiros e dos comerciantes internacionais.
C
o anseio popular por liberdade e igualdade social mobilizava e unificava os trabalhadores urbanos e rurais e envolvia ativa participação de membros do baixo clero.
D
a Igreja romana, que se opunha ao acúmulo de bens materiais, enfrentava forte oposição da burguesia ascendente e dos grandes proprietários de terras.
E
as principais características do feudalismo, sobretudo a valorização da terra, haviam sido completamente superadas e substituídas pela busca incessante do lucro e pela valorização do livre comércio.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro

Durante a Baixa Idade Média (séculos IX ao XV), a Europa passou por profundas mudanças econômicas, políticas, sociais e culturais, com as quais se iniciou o processo de desintegração do sistema feudal. Há o renascimento do comércio, que tornou as feiras de troca de mercadorias em algo permanente. Algumas acabaram dando origem a burgos (cidades) que ofereciam trabalho assalariado e possibilidades de enriquecimento aos que os procuravam. Por isso, atraíam grande número de pessoas, como camponeses livres, mascates, servos fugitivos. Entretanto, muitos desses burgos situavam-se dentro de feudos. Por essa razão, todos os que passavam pelo burgo ou nele viviam eram obrigados a pagar taxas aos senhores feudais.  Com o tempo, os grandes comerciantes e alguns mestres de ofício passaram a constituir nas cidades um novo grupo social: a burguesia. Percebe-se, portanto, nesse período, a coexistência do sistema feudal com as mudanças ocorridas na sociedade no fim segunda fase da Idade Média.


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo