Questão fa472a3e-b6
Prova:
Disciplina:
Assunto:
“Deus chama cada um para uma vocação
particular cujo objetivo é a glorificação dele
mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas
qualidades que o sucesso econômico exige: o
trabalho, a sobriedade, a ordem, responde
também ao chamado de Deus, santificado de
seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é
santa”.
CALVINO, João. In: MOUSNIER, Roland. História geral das civilizações.
Os séculos XVI e XVII: os processos da civilização européia. São Paulo:
Difel, 1973. tomo IV, v1,p.90.
Com base no texto, marque a alternativa
incorreta sobre a Reforma Protestante:
“Deus chama cada um para uma vocação
particular cujo objetivo é a glorificação dele
mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas
qualidades que o sucesso econômico exige: o
trabalho, a sobriedade, a ordem, responde
também ao chamado de Deus, santificado de
seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é
santa”.
CALVINO, João. In: MOUSNIER, Roland. História geral das civilizações.
Os séculos XVI e XVII: os processos da civilização européia. São Paulo:
Difel, 1973. tomo IV, v1,p.90.
Com base no texto, marque a alternativa
incorreta sobre a Reforma Protestante:
A
O combate ao lucro e à usura, bases da vida
comercial e financeira que se dinamizava ao
final da Idade Média, mostrava o
descompasso da visão de Calvino em
relação às transformações ocorridas na
sociedade.
B
Como Lutero, Calvino afirmava a
necessidade de submissão dos cristãos aos
governantes e às autoridades políticas.
Todavia, a obediência às “leis mundanas”
seria sempre condicionada pela lei de Deus,
a fé e a moral cristã.
C
Em função de sua terra natal apoiar a Igreja
Católica, João Calvino teve que se exilar na
cidade de Genebra. Lá foi muito apoiado
pelos comerciantes, pois suas ideias
exaltavam valores morais e políticos
defendidos pela burguesia.
D
Calvino discutia pouco a ideia de
predestinação, argumentava que, embora
estivesse predestinado à salvação ou à danação, o homem jamais poderia saber
antecipadamente sua sorte. Após a morte de
Calvino seus seguidores, lentamente,
tornaram a predestinação um elemento
relacionado aos valores da burguesia.
E
O que levou muitos teóricos a conceberem o
calvinismo como religião do capitalismo foi o
fato desta não condenar o comércio, o
empréstimo a juros e valorizar o trabalho,
vendo assim a riqueza como sinais exteriores
da graça divina.