Questão f9e0552e-e7
Prova:CÁSPER LÍBERO 2016
Disciplina:Atualidades
Assunto:Migração, Refugiados e Demografia na Atualidade

A Europa enfrenta atualmente uma grave crise de refugiados e migrantes. Desde o início de 2015, mais de 300 mil pessoas tentaram chegar ao continente por meio de travessias perigosas no Mediterrâneo. Segundo cálculo da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado em julho, cerca de 62% dos que tentam chegar à Europa são considerados refugiados, ou seja, têm chances de receber asilo por fugir de perseguição, conflito ou guerra. Os demais são classificados como migrantes, o que significa que viajam em busca de melhores condições e não correm risco de vida em seu país de origem.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/asmais/2015/09/1676793-saiba-quais-sao-os-conflitos-que-alimentam-a-crise-de-refugiados-na-europa.shtml | Publicado: 09/10/2016 | Acesso: 09/10/2016 | Adaptado


Diversos conflitos, na atualidade, alimentam o quadro social e político descrito no texto. Partindo da diferenciação, abordada no texto, entre refugiado e migrante, pode-se afirmar que:

A
a diáspora afegã está relacionada a um movimento populacional em busca de oportunidades profissionais.
B
o povo da Eritréia integra o movimento migratório em direção à Europa em busca de melhores condições de vida.
C
as ações do Estado Islâmico restringem-se a países árabes, tornando esses povos os únicos a obter status de refugiados.
D
a população da Somália que imigrou para a Europa em função da guerra obteve status de migrante.
E
os sírios que buscam asilo na Europa, após o início do conflito naquele país, em 2011, são considerados refugiados políticos.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo