Questão f7a0c63c-a6
Prova:UEMG 2018
Disciplina:História
Assunto:Fundamentos da História : Tempo, Memória e Cultura, História Geral

Com base nos dois depoimentos e na imagem a seguir, considerando o que pode ser relacionado a essas fontes históricas, assinale a alternativa INCORRETA.


• “Eu tenho conhecimento de mais acidentes no início do dia do que no final. Eu fui, inclusive, testemunha de um deles. Uma criança estava trabalhando a lã, isto é, preparando a lã para a máquina, mas a alça a prendeu, como ela foi pega de surpresa, acabou sendo levada para dentro do mecanismo; e nós encontramos seus membros em um lugar, outro acolá, e ela foi cortada em pedaços; todo o seu corpo foi mandado para dentro e foi totalmente mutilado”. (John Allett começou a trabalhar em uma fábrica de têxteis quando tinha quatorze anos. Allett tinha cinquenta e três anos quando foi entrevistado por Michael Sadler e seu Comitê da Câmara dos Comuns, em 21 de maio de 1832.).


• “Os primeiros dias de setembro foram muito quentes. Os jornais noticiavam que homens e cavalos caiam mortos nos campos de produção agrícola. Ainda assim, a temperatura nunca passava de 29°C durante a parte mais quente do dia. Qual era então a situação das pobres crianças que estavam condenadas a trabalhar quatorze horas por dia, em uma temperatura média de 28°C? Pode algum homem, com um coração em seu peito e uma língua em sua boca, não se habilitar a amaldiçoar um sistema que produz tamanha escravidão e crueldade?” (William Cobbett fez um artigo sobre uma visita a uma fábrica de tecidos que aconteceu em setembro de 1824).



A
Os trechos e a foto são associados ao trabalho infantil na Revolução Industrial, pois aproximadamente 50% dos trabalhadores eram crianças que trabalhavam entre 12 e 16 horas por dia. Nas fábricas, as condições de trabalho eram precárias, pois não havia janelas e trabalhavam muitos operários, propagando-se as doenças mais facilmente.
B
Os trechos e a foto reforçam os aspectos negativos da Revolução Industrial, quando uma classe industrial nascente preferia empregar mulheres e crianças, pois estes recebiam metade do salário de um homem adulto, pela mesma carga horária. Contudo os aspectos positivos devem ser também ressaltados, mesmo porque essa situação foi modificada com máquinas adaptadas à altura das crianças, e a escola tornou-se obrigatória para o povo logo após o movimento ludista e o movimento cartista.
C
Os depoimentos e a foto retratam o fato de que muitas crianças com menos de 8 anos trabalhavam nas fábricas simplesmente para ganhar alojamento e comida, sendo que havia uma alta jornada de trabalho em condições deploráveis. O longo tempo de trabalho gerava cansaço nas crianças, o que acabava diminuindo o ritmo das atividades. Castigos, como socos e outras agressões, eram aplicados para punir a desatenção. As crianças que chegavam atrasadas ou que conversavam durante o trabalho também eram castigadas.
D
No início da Revolução Industrial, os operários viviam em péssimas condições de vida e trabalho. O ambiente das fábricas era insalubre, assim como os cortiços onde muitos trabalhadores viviam. As jornadas de trabalho chegavam a 80 horas semanais. Para mulheres e crianças, submetidas ao mesmo número de horas e às mesmas condições de trabalho, os salários eram ainda mais baixos.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos

Com base nas fontes históricas proporcionadas pela questão, vamos selecionar o gabarito – ou seja, a alternativa INCORRETA:


A) Correta – Crianças formavam uma grande parcela da mão de obra nas fábricas, com jornadas longas e condições de trabalho precárias. A falta de ventilação e a superlotação nas fábricas facilitavam a disseminação de doenças.


B) Incorreta – Essa alternativa mistura fatos verdadeiros com um erro relacionado à melhora nas condições de trabalho. Ela afirma que "máquinas adaptadas à altura das crianças" foram implementadas e que a escola se tornou obrigatória logo após os movimentos ludista e cartista, o que está incorreto. Embora esses movimentos tenham ocorrido e lutado por direitos dos trabalhadores, não foram imediatamente responsáveis por reformas sociais como a adaptação das máquinas para crianças ou a obrigatoriedade da educação. Na realidade, as condições de trabalho das crianças permaneceram extremamente ruins por muitos anos, e a legislação que proibiu o trabalho infantil e tornou a escola obrigatória só aconteceu progressivamente ao longo do século XIX e no início do século XX.


C) Correta – Muitas crianças trabalhavam por alojamento e comida, sendo submetidas a castigos físicos. A jornada de trabalho extenuante, de até 14 horas diárias, era comum, o que gerava cansaço e, consequentemente, atrasos no ritmo de produção. Esse comportamento era frequentemente punido com agressões físicas, o que refletia a brutalidade do ambiente fabril da época.


D) Correta – As jornadas de trabalho eram excessivas, podendo alcançar até 80 horas semanais, e tanto mulheres quanto crianças recebiam salários menores do que os homens adultos. O ambiente insalubre das fábricas e dos cortiços onde muitos operários viviam era um fator que contribuía para a degradação das suas condições de vida.


Gabarito – Letra B


Referência:


da Costa Figueiredo, Jéssica Rayla, and Senyra Martins Cavalcanti. "TRABALHO INFANTIL E REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA: RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM O FILME “OLIVER TWIST”."


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo