Quando  um  corpo  se  dilata,  ele  sofre  variações  nas  três  dimensões:  no  comprimento,  na  altura  (ou espessura) e na largura; entretanto, dependendo do contexto, basta analisar apenas uma delas. Podemos exemplificar tal situação analisando os trilhos da estrada de ferro. Eles dilatam-se nas três dimensões,  mas  quando  consideramos  somente  o  efeito  da  variação  de  temperatura  sobre  o comprimento, estaremos lidando com uma dilatação térmica linear que é afetada por três fatores:
 •O comprimento inicial Lo do material, a uma certa temperatura Θo
•A variação de temperatura ∆Θ=Θfinal-Θo•O  coeficiente  linear  do  material (α),  que  indica  a  variação  do  comprimento  do  objeto;  por exemplo:  para  a  prata  no  estado  sólido  tem-se  que α=0,000019°C−1=1,9.10−5°C−1.  O significado  de α é  que  a  cada 1°C de  variação  na  temperatura,  a  dilatação  constatada  no comprimento de um objeto feito desse material é de 19 milionésimos, para menos ou para mais.
A expressão matemática que permite o cálculo da dilatação linear é
Sabendo  que  coeficiente  linear  do  ferro  é 0,000012°C-1 e  usando  a  expressão  matemática  acima descrita, analise a seguinte situação: para que um fio de ferro tenha uma dilatação de 6 mm em seu comprimento, devido a um aquecimento de 50°C, qual deve ser seu comprimento inicial?
Quando um corpo se dilata, ele sofre variações nas três dimensões: no comprimento, na altura (ou espessura) e na largura; entretanto, dependendo do contexto, basta analisar apenas uma delas. Podemos exemplificar tal situação analisando os trilhos da estrada de ferro. Eles dilatam-se nas três dimensões, mas quando consideramos somente o efeito da variação de temperatura sobre o comprimento, estaremos lidando com uma dilatação térmica linear que é afetada por três fatores:
•O comprimento inicial Lo do material, a uma certa temperatura Θo
•O coeficiente linear do material (α), que indica a variação do comprimento do objeto; por exemplo: para a prata no estado sólido tem-se que α=0,000019°C−1=1,9.10−5°C−1. O significado de α é que a cada 1°C de variação na temperatura, a dilatação constatada no comprimento de um objeto feito desse material é de 19 milionésimos, para menos ou para mais.
A expressão matemática que permite o cálculo da dilatação linear é






