Questõessobre Física

1
Foram encontradas 7144 questões
08cd44e3-d9
ENEM 2024 - Física - Conteúdos Básicos, Grandezas e Unidades

A palavra força é usada em nosso cotidiano com diversos significados. Em física, essa mesma palavra possui um significado próprio, diferente daqueles da linguagem do nosso dia a dia. As cinco frases seguintes, todas encontradas em textos literários ou jornalísticos, contêm a palavra força empregada em diversos contextos.


1. “As Forças Armadas estão de prontidão para defender as nossas fronteiras.”

2. “Por motivo de força maior, o professor não poderá dar aula hoje.”

3. “A força do pensamento transforma o mundo.”

4. “A bola bateu na trave e voltou com mais força ainda.”

5. “Tudo é atraído para o centro da Terra pela força da gravidade.”


A abordagem científica do termo força aparece na frase

A
1.
B
2.
C
3.
D
4.
E
5.
08bf7e04-d9
ENEM 2024 - Física - Circuitos Elétricos e Leis de Kirchhoff, Eletricidade

Ao realizar os preparativos para o Natal, uma pessoa resolveu aumentar o número de lâmpadas incandescentes de um pisca-pisca que originalmente tinha 20 lâmpadas associadas em paralelo, cada uma com resistência R. Adicionou outras 20 lâmpadas com as mesmas especificações e também em paralelo. O circuito passou a ser composto por 40 lâmpadas em paralelo e uma fonte de resistência interna r. A corrente total do circuito com 40 lâmpadas é proporcional à corrente do circuito com 20 lâmpadas, ou seja, i 40 = α ⋅ i 20. Ao ligar o sistema, ela observou que o brilho das lâmpadas diminuiu com fator de proporcionalidade igual α2.

Qual é o fator α, utilizado para a obtenção da redução do brilho em cada lâmpada? 

A
1/2
B
1/20
C
D
E

R/40 + r


08b45522-d9
ENEM 2024 - Física - Calorimetria, Física Térmica - Termologia, Termologia/Termometria

A transferência de calor por radiação pode ser observada realizando-se a experiência de colocar a mesma quantidade de água quente em dois copos metálicos com as mesmas características, sendo que a superfície externa de um deles é pintada de preto (copo 1), e a do outro é espelhada (copo 2). Sabe-se que todo material emite e absorve energia radiante e que bons emissores são também bons absorvedores dessa energia.







Ao se colocar um termômetro dentro de cada copo observa-se, após alguns minutos, que a temperatura da água

A
dos dois copos diminui igualmente.
B
do copo 1 diminui, e a do copo 2 permanece a mesma.
C
do copo 2 diminui, e a do copo 1 permanece a mesma.
D
do copo 1 diminui mais rapidamente do que a do copo 2.
E
do copo 2 diminui mais rapidamente do que a do copo 1.
08acd5f2-d9
ENEM 2024 - Física - Ondas e Propriedades Ondulatórias

O ouvido humano apresenta algumas características interessantes. Uma delas é que existe uma intensidade mínima, ou limiar de audibilidade, I0, abaixo da qual o som não é audível. O nível de audibilidade é a grandeza que quantifica a audibilidade (sensação) e sua unidade é o fon, medido em decibéis (dB). O gráfico contém, em escala logarítmica, curvas de igual audibilidade, isto é, cada curva representa uma mesma audibilidade para diferentes frequências.





Considerando a frequência de 90 Hz, o menor nível de intensidade, em dB, para que possamos perceber algum som é, aproximadamente,

A
−20.

B
0.
C
30.
D
40.
E
4000.
08a31c3d-d9
ENEM 2024 - Física - Circuitos Elétricos e Leis de Kirchhoff, Eletricidade, Resistores e Potência Elétrica

Aquecedores elétricos utilizam resistência de fio, suportando uma corrente máxima dimensionada pelo fabricante. O dimensionamento original do circuito elétrico de um aquecedor, esquematizado na figura, foi utilizado para provocar a elevação de temperatura em um volume de água, durante um determinado intervalo de tempo.






    Caso se pretenda utilizar uma tensão de 250 V, o circuito precisará ser redimensionado, para garantir o correto funcionamento do aquecedor. A corrente deve ser mantida, considerando-se o aquecimento do mesmo volume de água, à mesma temperatura, durante o mesmo intervalo de tempo.

Nesse redimensionamento, deve-se acrescentar ao circuito um resistor de

A
22,5 Ω em paralelo.
B
22,5 Ω em série.
C
71,1 Ω em paralelo.
D
71,1 Ω em série.
E
101,1 Ω em paralelo.
089e26ca-d9
ENEM 2024 - Física - Força Gravitacional e Satélites

Os satélites em órbitas geoestacionárias ocupam uma posição fixa em relação à superfície da Terra e, por isso, podem ser usados como sistemas de comunicação. Pela limitação de espaço, o número de satélites que podem ser posicionados numa órbita é finito. O lançamento de um satélite geoestacionário envolve três etapas:


• Lança-se o satélite da base terrestre até uma órbita circular próxima (órbita R1).

• No estágio de propulsão, aplica-se um impulso tangencial à trajetória no ponto A, mudando-se para uma órbita elíptica até o satélite atingir o ponto B, que coincide com o raio de sua órbita geoestacionária.

• No ponto B, efetua-se uma mudança para a órbita circular R2, aplicando-se um impulso tangente à trajetória.







    Identificando a órbita interna como R1, a órbita geoestacionária como R2 e a órbita elíptica como E, as energias mecânicas do satélite nas três órbitas são identificadas, respectivamente, como E1, E2 e EE.


BEER, F. P. et al. Vector Mechanics: Static and Dynamic. Nova York: McGraw-Hill, 2009.


A relação de comparação entre as energias mecânicas do satélite nas três órbitas é

A
E2 > EE > E1.
B
E2 < EE < E1.
C
E1 = EE < E2. 
D
E1 < EE = E2.
E
E1 > EE = E2
08883f86-d9
ENEM 2024 - Física - Cinemática, Queda Livre

Um experimento foi montado com o intuito de determinar o tempo de queda livre de corpos com tamanhos e massas distintas. Para isso, utilizou-se uma prateleira a 50,0 cm do chão, onde foram colocadas três frutas, conforme a figura. Em um determinado instante, a prateleira foi removida, liberando todas as frutas simultaneamente.







Considere o tempo de queda da melancia como t1, do melão como t2 e da maçã como t3.

Desprezando-se as forças dissipativas, a relação entre os tempos de queda das frutas é

A
t 1 = t 2 = t 3.
B
t 1 > t 2 > t 3 .
C
t 1 < t 2 < t 3.
D
t 1 > t 2 < t 3.
E
t 1 < t 2 > t 3.
08834628-d9
ENEM 2024 - Física - Física Térmica - Termologia, Gás Ideal

Uma equipe de pesquisadores interessados em estudar a concentração de ozônio em uma região da atmosfera planeja enviar um balão para captar dados meteorológicos a 20000 m de altitude. Para recuperar os dados captados pelo dispositivo de medida, o balão precisa estourar quando atingir a altitude desejada e retornar ao solo, o que ocorrerá quando seu volume atingir o valor limite a partir do qual não há mais expansão. As figuras mostram a forma do balão e como a temperatura e a pressão atmosférica variam com a altitude em relação ao nível do mar.






Para essa situação, considera-se o gás dentro do balão e os gases atmosféricos como gases ideais. Assume-se também que a pressão interna ao balão depende somente da pressão atmosférica.

Quantas vezes o raio do balão deve aumentar para captar os dados meteorológicos desejados? 

A
10,00
B
8,00
C
2,83
D
2,00

E
1,25
0880da73-d9
ENEM 2024 - Física - Dinâmica

A suspensão de um automóvel funciona como um sistema massa-mola amortecido cuja função é reduzir a amplitude de oscilação do automóvel. Esse sistema pode ser caracterizado por uma frequência de oscilação   em que k é a constante elástica da mola e m é a massa total do sistema formado por mola, amortecedor, pneu e roda. A suspensão do automóvel é originalmente dimensionada para que a relação entre w0 e um parâmetro fixo b seja:


• w0 = b, quando não há oscilação do automóvel e o sistema volta à posição original rapidamente. Porém, seu amortecimento pode ser determinado também por outras duas relações entre w0 e b:

• w0 > b, quando o sistema oscila algumas vezes até parar;

• w0 < b, quando o sistema não oscila, retornando à sua posição original lentamente.

     Por questões estéticas, o proprietário de um automóvel reduz à metade o comprimento original das molas de sua suspensão e troca rodas e pneus, de modo a manter a mesma massa total do sistema. Os demais componentes permanecem inalterados.

Como essas alterações modificam a oscilação do sistema?

A
A constante elástica diminui e o sistema não oscila.
B
A constante elástica aumenta e o sistema passa a oscilar. 
C
A constante elástica diminui e o sistema volta à posição original lentamente. 
D
A constante elástica diminui e o sistema volta à posição original rapidamente.
E
A constante elástica aumenta e o sistema volta à posição original lentamente. 
087e10e3-d9
ENEM 2024 - Física - Eletricidade

Um cronômetro eletrônico de precisão importado é utilizado para realizar medidas em um laboratório de pesquisa. No manual do equipamento, constam as tensões (110 V/220 V) e a frequência (50 Hz) da rede elétrica para as quais o equipamento foi calibrado. O manual também informa que a precisão do aparelho está relacionada a um circuito eletrônico interno que realiza a contagem dos ciclos da tensão da rede elétrica. O técnico do laboratório testa a calibragem do equipamento realizando a medida de um evento padrão cuja duração é de 60 segundos, mas observa que o intervalo de tempo indicado na tela do cronômetro é diferente. Com isso, percebe que, no laboratório de pesquisa, a rede elétrica opera a uma frequência de 60 Hz.


Nessa situação, a indicação do intervalo de tempo na tela do cronômetro, em segundo, é

A
10.
B
50.
C
60.
D
72.
E
132.
08763af6-d9
ENEM 2024 - Física - Ótica

   Quando utilizadas na iluminação pública noturna, as lâmpadas de LED brancas produzem uma luz branco-azulada, cujo brilho difuso dificulta a observação das estrelas, que também chegam aos nossos olhos como luz azulada. Por isso, esse tipo de iluminação pública pode ser considerada uma nova forma de poluição: a “poluição azul”, que afeta a dinâmica de várias espécies.

      A cidade de Flagstaff, nos Estados Unidos, foi uma das pioneiras na resolução dessa questão. Embora sua iluminação pública seja feita com lâmpadas de LED brancas, a cidade tomou medidas para impedir o brilho azulado. Conforme estudos de uma equipe de cientistas australianos, com a aplicação de um material, é possível alterar a transmissão das frequências indesejadas, mantendo a intensidade total da lâmpada. As figuras do estudo indicam:


• o espectro de emissão correspondente a uma lâmpada LED branca (A);

• o espectro de emissão correspondente a uma lâmpada LED branca coberta com o material do estudo (B).








DIMOVSKI, A. M.; ROBERT, K. A. Artificial Light Pollution: Shifiting Spectral Wavelengths to Mitigate Physiological and Health Consequences in a Nocturnal Marsupial Mammal.
J. Exp. Zool., n. 329, 2018 (adaptado).



Nesse estudo, o material utilizado na cobertura

A
reflete a luz azul.
B
difrata a luz azul.
C
absorve a luz azul e emite luz amarelo-alaranjada.
D
absorve a luz azul e emite luz ultravioleta.
E
polariza a luz azul transmitida.
08704adf-d9
ENEM 2024 - Física - Eletricidade, Eletrodinâmica - Corrente Elétrica

A utilização de fusíveis em equipamentos eletrônicos é fundamental para a sua preservação. De forma simplificada, esse dispositivo é composto de terminais metálicos, conectados por um fio condutor envolvido por um corpo de vidro, como ilustrado na figura. A passagem de corrente elétrica gera calor por efeito Joule, o que provoca um aumento local na temperatura. Considere que são necessários, em média, 4 A de corrente para a elevação da temperatura em 1 °C. As temperaturas de fusão de diferentes materiais são apresentadas a seguir. 







Para um equipamento que deve operar com uma corrente menor que 1 000 A, o material adequado para o fusível é o(a)

A
estanho.
B
frâncio.
C
prata.
D
silício.
E
zinco. 
085d697f-d9
ENEM 2024 - Física - Física Térmica - Termologia

Tendo em vista a necessidade de economia de energia elétrica, os climatizadores de ar surgem como uma alternativa econômica. Esses dispositivos utilizam a evaporação da água como método de troca de calor, conforme esquematizado na figura.






O ar externo (quente) é aspirado para o interior do painel evaporativo e, em contato com a água fria, tem sua temperatura diminuída. Umidificado e mais frio, o ar é empurrado pelo ventilador ao ambiente interno. Quanto maior é a redução de temperatura produzida pelo climatizador, maior é a sua eficiência. A Tabela 1 apresenta a redução de temperatura produzida por um desses aparelhos, em função da temperatura de entrada do ar e de sua umidade relativa (UR) percentual; enquanto a Tabela 2 apresenta os valores médios de temperatura (T) e os valores da UR do ar de cinco cidades brasileiras, no mês de setembro.






Considerando os dados apresentados para o mês de setembro, em qual destas cidades o climatizador de ar é mais eficiente? 

A
Barbalha.
B
Belém.
C
Cáceres.
D
Corumbá.
E
Janaúba. 
f64aa403-d8
UEMG 2025 - Física - Eletricidade, Resistores e Potência Elétrica

Uma residência utiliza um sistema de energia solar fotovoltaica, composto por um conjunto de 10 placas solares ligadas em série, cada uma com potência nominal de 300 W. O sistema possui também um inversor que transforma a energia contínua, (DC), gerada pelas placas em energia alternada, (AC), com uma eficiência de 95%. Sabendo-se que a potência de entrada do inversor corresponde à energia contínua fornecida pelas placas e considerando-se as perdas de eficiência do inversor, calcule a potência real gerada pelas placas solares.

A
3 KW.
B
2,85 KW.
C
2,75KW.
D
1,5 KW.
f6482432-d8
UEMG 2025 - Física - Eletricidade

Durante uma tempestade, ocorrem na atmosfera fenômenos elétricos impressionantes. Raios, relâmpagos e trovões representam manifestações de processos eletrostáticos naturais. As nuvens de tempestade acumulam carga elétrica devido ao movimento das partículas de água e gelo em seu interior. Quando a diferença de potencial entre uma nuvem e o solo, ou entre duas nuvens, atinge um nível crítico, acontece uma descarga elétrica: o raio. O som que se ouve, chamado trovão, é gerado pelo rápido aquecimento do ar durante o percurso do raio, fazendo com que ele se expanda de maneira violenta. Julgando-se os conceitos de eletrização e fenômenos elétricos na atmosfera, marque a alternativa correta.

A
O relâmpago é um fenômeno óptico que se produz pela movimentação de cargas elétricas na atmosfera, não estando ligado ao raio.  
B
O trovão resulta, diretamente, da eletrização de objetos na superfície terrestre, ocorrendo antes da descarga elétrica. 
C
A eletrização por atrito nas nuvens é um dos principais fatores que leva à formação das cargas elétricas, que geram os raios. 
D
Durante uma tempestade, o solo se torna eletricamente neutro, o que permite que a descarga elétrica, ocorra entre as nuvens e o solo.
f6455d3d-d8
UEMG 2025 - Física - Ondas e Propriedades Ondulatórias

Durante um terremoto, um sismógrafo instalado em uma cidade registra duas ondas sísmicas: a onda P, (primária) e a onda S, (secundária). Sabendo-se que a onda P é mais rápida que a onda S e percorre uma distância de 300 km até o sismógrafo, em 20 segundos, enquanto a onda S leva 30 segundos para percorrer a mesma distância. Com base nessas informações, calcule a variação de velocidade entre a onda P e a S. 

A
A onda P é 1,5 vezes mais rápida que a S.
B
A onda P é 1,25 vezes mais rápida que a S.
C
A onda P é 2,5 vezes mais rápida que a S.
D
A onda P é 1,75 vezes mais rápida que a S.
f642c4d5-d8
UEMG 2025 - Física - Física Térmica - Termologia, Temperatura e Escalas Termométricas

Em um laboratório de física, um pesquisador desenvolve uma nova escala termométrica, chamada de escala X. Nessa escala, o ponto de fusão do gelo, (0°C), corresponde a 50 graus e o ponto de ebulição da água, (100°C), corresponde a 120 graus. Com base nesses dados, é possível determinar a temperatura de 30°C na escala X, que será de:

A
71 graus. 
B
83 graus. 
C
60 graus.
D
95 graus.
f63fdd5d-d8
UEMG 2025 - Física - Leis de Kepler

Um planeta de massa m, se move ao redor de uma estrela de massa M, seguindo uma órbita elíptica. Sabemos que a lei da gravitação universal de Newton, afirma que a força gravitacional entre dois corpos é dada por:

onde G é a constante gravitacional e d é a distância entre os centros de massa dos dois corpos. Além disso, as Leis de Kepler descrevem o movimento dos planetas ao redor do Sol. 

Considerando-se essas Leis, é correto afirmar que:

A
A velocidade do planeta ao longo da órbita é constante, conforme a primeira lei de Kepler, sua aceleração não varia.
B
A força gravitacional entre o planeta e a estrela diminui com o quadrado da distância, conforme a Lei da Gravitação Universal de Newton, mas a velocidade do planeta depende de sua posição na órbita, de acordo com a segunda lei de Kepler.
C
A terceira lei de Kepler estabelece que o quadrado do período de um planeta é diretamente proporcional ao cubo da distância média entre o planeta e a estrela, independentemente, da massa da estrela.
D
A segunda lei de Kepler afirma que a linha que une o planeta e a estrela descreve áreas iguais em intervalos de tempo iguais, implicando que a velocidade do planeta é constante em toda a sua órbita.
f63d1850-d8
UEMG 2025 - Física - Dinâmica, Impulso e Quantidade de Movimento

Durante uma partida de futebol, um jogador chuta uma bola de massa 450 g, que estava inicialmente em repouso. O chute faz com que a bola alcance uma velocidade de 20 m/s, em um intervalo de tempo de 0,05 segundos. Nessas condições, qual foi o impulso aplicado pelo jogador na bola? 

A
9 N.s
B
18 N.s
C
4,5 N.s
D
1 N.s
02f6c388-d7
UNICAMP 2025 - Física - Dinâmica, Leis de Newton

As Leis de Newton são usadas na Mecânica Clássica para estudar a dinâmica dos corpos. Considere as informações a seguir. 


i) A primeira Lei de Newton estabelece que “um corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme se a força resultante sobre ele é nula”.

ii) A segunda Lei de Newton determina que “a força resultante em um corpo é igual ao produto entre sua massa e sua aceleração, 

iii) A terceira Lei de Newton, também conhecida como Lei da Ação e Reação, indica que entre dois corpos as forças sempre existirão em pares. “Para toda ação do corpo A haverá sempre uma reação do corpo B de mesmo módulo, mesma direção, porém sentido oposto”.


É correto afirmar que

A
de acordo com a primeira Lei de Newton, nosso corpo é lançado para frente quando o ônibus inicia o movimento.
B
de acordo com a segunda Lei de Newton, a aceleração de um corpo tem sempre a mesma direção e sentido que a força resultante. No entanto, a intensidade pode ser diferente. 
C
de acordo com a terceira Lei de Newton, as forças de ação e reação sempre se cancelam e não afetam o movimento de um corpo.
D
desconsiderando o movimento de rotação da Terra, um corpo no nosso planeta jamais terá força resultante nula, pois a força da gravidade sempre agirá sobre ele.