O impulso para o ganho, a perseguição do lucro, do
dinheiro, da maior quantidade possível de dinheiro não
tem, em si mesma, nada que ver com o capitalismo.
Tal impulso existe e sempre existiu. Pode-se dizer que
tem sido comum a toda sorte e condição humanas em
todos os tempos e em todos os países, sempre que se
tenha apresentada a possibilidade objetiva para tanto.
O capitalismo, porém, identifica-se com a busca do
lucro, do lucro sempre renovado por meio da empresa
permanente, capitalista e racional. Pois assim deve
ser: numa ordem completamente capitalista da
sociedade, uma empresa individual que não tirasse
vantagem das oportunidades de obter lucros estaria
condenada à extinção.
WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo.
São Paulo: Martin Claret, 2001 (adaptado).
O capitalismo moderno, segundo Max Weber, apresenta
como característica fundamental a
O impulso para o ganho, a perseguição do lucro, do dinheiro, da maior quantidade possível de dinheiro não tem, em si mesma, nada que ver com o capitalismo. Tal impulso existe e sempre existiu. Pode-se dizer que tem sido comum a toda sorte e condição humanas em todos os tempos e em todos os países, sempre que se tenha apresentada a possibilidade objetiva para tanto. O capitalismo, porém, identifica-se com a busca do lucro, do lucro sempre renovado por meio da empresa permanente, capitalista e racional. Pois assim deve ser: numa ordem completamente capitalista da sociedade, uma empresa individual que não tirasse vantagem das oportunidades de obter lucros estaria condenada à extinção.
WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2001 (adaptado).
O capitalismo moderno, segundo Max Weber, apresenta como característica fundamental a