Questõessobre Max Weber e a Sociologia das Ações

1
1
Foram encontradas 63 questões
fa5722ec-6b
ENEM 2020 - Sociologia - Max Weber e a Ação Social, Relação entre Indivíduo e Sociedade

No protestantismo ascético, temos não apenas a clara noção da primazia da ética sobre o mundo, mas também a mitigação dos efeitos da dupla moral judaica (uma moral interna para os irmãos de crença e outra externa para os infiéis). O desafio aqui é o da ética, que quer deixar de ser um ideal eventual e ocasional (que exige dos virtuosos religiosos quase sempre uma “fuga do mundo”, como na prática monástica cristã medieval) para tornar-se efetivamente uma lei prática e cotidiana “dentro do mundo”.


SOUZA, J. A ética protestante e a ideologia do atraso brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 38, out. 1998.


Retomando o pensamento de Max Weber, o texto apresenta a tensão entre positividade éticoreligiosa e esferas mundanas de ação. Nessa perspectiva, a ética protestante é compreendida como

A
vinculada ao abandono da felicidade terrena.
B
contrária aos princípios econômicos liberais.
C
promovedora da dimensão política da vida cotidiana.
D
estimuladora da igualdade social como direito divino.
E
adequada ao desenvolvimento do capitalismo moderno.
c92d169c-32
UEL 2019 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Max Weber e a Ação Social, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Analise a imagem a seguir.




Em “O banqueiro e sua esposa”, é possível verificar a emergência da sociedade capitalista. Com base na imagem e nos conhecimentos sociológicos sobre o capitalismo, assinale a alternativa correta.

A
Weber, em A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, demonstrou que o capitalismo depende da religião para existir, pois, sem ela, não haveria acúmulo de capital.
B
Para Durkheim, a divisão do trabalho social na sociedade capitalista isolou cada vez mais os indivíduos, restringindo, assim, a possibilidade de existência de harmonia social.
C
Weber, contrariamente a Marx, negou a existência das classes sociais, as quais foram suplantadas pelos grupos de status.
D
Marx e Durkheim compreenderam que o fim da sociedade capitalista se tornou possível porque o homem alienado se desencantou com o mundo existente.
E
Para Marx, o dinheiro recebido sob a forma de salário é diferente daquele existente sob a forma de capital, pois consiste em trabalho social não pago.
69e8fda8-ff
UECE 2019 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Max Weber e a Ação Social, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Emile Durkheim, Karl Marx e Max Weber interpretaram, de diferentes modos, o papel da religião na sociedade. Tendo em mente os diferentes conteúdos propostos por estes três autores, numere as proposições, abaixo apresentadas, de acordo com a seguinte indicação:


1. Emile Durkheim;
2. Karl Marx;
3. Max Weber.


( ) Religião consiste em um sistema de crenças e de práticas relativas ao sagrado. Une os indivíduos em uma comunidade moral.

( ) Religião é depositária de significados culturais, por meio dos quais indivíduos e coletividades interpretam suas condições de vida.

( ) Religião compreende a alienação do indivíduo na estrutura da produção material da sociedade capitalista.

( ) Secularização é a passagem de fenômenos de domínio religioso para a esfera mundana.


A sequência correta, de cima para baixo, é


A
3, 2, 3, 1.
B
1, 3, 2, 3.
C
2, 1, 3, 2.
D
1, 2, 3, 3.
21571efd-00
UNICENTRO 2017 - Sociologia - Max Weber e a Ação Social, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Para Weber, o conhecimento sociológico só pode ser objetivo se tiver como objeto de estudo a ação social, que parte do indivíduo e da ação individual para explicar os fenômenos sociais. Max Weber construiu quatro tipos ideais de ação social, identifique quais são eles:

A
Ação racional de fins e de valores e ação irracional afetiva e tradicional
B
Ação irracional de fins e de valores e ação racional afetiva e tradicional
C
Ação racional de fins, de valores e ação racional afetiva e tradicional
D
Ação irracional de fins e de valores e ação irracional afetiva e tradicional
6048f14a-fd
UFT 2019 - Sociologia - Max Weber e a Ação Social, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Max Weber formula o conceito de sociologia como “uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e assim explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos.”

Fonte: WEBER, Max. Economia e Sociedade. Brasília: Editora UNB: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.

Nesse sentido, sua sociologia é também dedicada a acompanhar a ação social, conceito fundamental para o entendimento da sociedade moderna, dos interesses individuais e suas motivações na mobilização e agenciamento dos sentidos da ação, caracterizando, assim, tipos de ação social. Com base no texto, assinale a alternativa CORRETA.

A
Há dois tipos de ação social. São elas: ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores e ideias.
B
Há cinco tipos de ação social. São elas: ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores, ação tradicional, ação religiosa e ação política.
C
Há três tipos de ação social. São elas: ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores e ação matrimonial-monetária.
D
Há quatro tipos de ação social. São elas: ação racional com relação a fins, ação racional com relação a valores, ação afetiva e ação tradicional.
849c6124-fd
UNICENTRO 2018 - Sociologia - Max Weber e a Ação Social, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Para Max Weber (1864-1920), “Deve entender-se por sociologia uma ciência que pretende entender pela interpretação a ação social para desta maneira explicá-la casualmente no seu desenvolvimento e nos seus efeitos.” WEBER, Max. Metodologia das ciências sociais: parte 2. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1995, p. 400.

Marque a alternativa correta a respeito da sociologia weberiana.

A
Buscava leis universais e era tributária do pensamento de Auguste Comte.
B
É uma sociologia filiada a uma corrente marxista-leninista de pensamento social.
C
Não apresenta reflexões para além do método sociológico de Emilie Durkheim.
D
É uma metodologia para as ciências sociais, que ficou conhecida como sociologia compreensiva.
E
As principais obras do autor foram escritas após os traumas deixados pela II Guerra Mundial no continente europeu.
34a148e3-fd
UNICENTRO 2016 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Max Weber e a Ação Social, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

De acordo com as teorias sociológicas clássicas acerca do papel do Estado, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) Karl Marx concordava com as análises teóricas de John Locke e defendia valores, como o individualismo, a família e a propriedade privada.
( ) Émile Durkheim viu o Estado como fundamental na organização social, afirmando que esse deveria ficar hierarquicamente acima de todas as outras instituições.
( ) Max Weber, a partir de uma perspectiva universalizante, demonstrou que o recurso usual, porém não único, do Estado, é a dominação baseada na violência física legítima.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
V V V
B
V F V
C
F V V
D
V V F
E
F F F
3485cad1-fd
UNICENTRO 2016 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Max Weber e a Ação Social, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx são considerados pensadores clássicos da Sociologia, e, em suas trajetórias intelectuais, produziram teorias que contribuem, até os dias atuais, para a análise da sociedade contemporânea.
Sobre esses autores e suas teorias, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

( ) Para Durkheim, os fatos sociais têm como uma das suas principais características a “ coerção social”, que se traduz na força que os fatos exercem sobre os indivíduos, levando-os a se conformarem com as regras sociais da sociedade em que estão inseridos, independentemente de suas vontades.

( ) Os fatos sociais são “exteriores aos indivíduos”, existem antes mesmo do nascimento desses, visto que as regras sociais, leis e tradições já estão anteriormente postas e vigentes.

( ) Karl Marx, para desenvolver a sua teoria, abordou temas diversos sobre a sociedade do seu tempo, e, através do materialismo histórico, explicou a origem das classes sociais e do capitalismo.

( ) Max Weber, diferentemente de Durkheim, tem como tema central da sua teoria a preocupação em compreender os indivíduos e suas ações em grupo.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
V F V F
B
F V F F
C
F F V V
D
V F F V
E
V V V V
13a9a354-fd
UECE 2019 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Max Weber e a Ação Social, Auguste Comte e o positivismo, O nascimento da sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Relacione corretamente os pensadores apresentados a seguir com seus respectivos pensamentos ou atributos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


A sequência correta, de cima para baixo, é

A
1, 3, 2, 4.
B
3, 1, 4, 2
C
2, 4, 1, 3.
D
4, 2, 3, 1.
e4328ad7-de
Unimontes - MG 2019 - Sociologia - Max Weber e a Ação Social, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Segundo o sociólogo alemão Max Weber, a casta é a forma natural pela qual se costumam socializar aquelas comunidades étnicas que creem no parentesco de sangue com os membros de comunidades. Povos que formam essas comunidades adquirem tradições ocupacionais específicas e cultivam uma crença em sua comunidade étnica, transformando uma estrutura de coexistências desconexas em um sistema social, com separações e subordinações.
Os sistemas de castas assim baseados compartilham os seguintes significados, EXCETO:

A
Senso de racionalidade e objetividade na ação dos grupos.
B
Socialização integradora nos grupos.
C
Honra, dignidade e privilégio de grupos.
D
Desprezo e repulsa aos outros grupos.
ce49f217-b8
UECE 2019 - Sociologia - Max Weber e a Ação Social, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Na Sociologia de Max Weber (2016), a ação social é o dado central para a compreensão dos fenômenos de qualquer realidade social. Conforme a perspectiva weberiana, uma ação é social quando é orientada pelas ações de outras pessoas. Uma ação social está referendada em ações passadas, presentes ou esperadas como sendo futuras e essas “outras pessoas” podem ser indivíduos conhecidos ou desconhecidos daquele que pratica a ação. O praticante da ação age referendado em ações de outros e, assim, toda ação para ser social, não importa se moralmente boa ou reprovável, não importa se racional ou não, possui um sentido (uma direção) na mente do indivíduo, o qual tem como referência subjetiva (na mente dele ou dela que pratica a ação) as ações de outros.

WEBER, Max. “II. O conceito de ação social” IN ______.
Metodologia das Ciências Sociais. São Paulo: Ed Cortez;
Campinas-SP: ED Unicamp, 2016.

Partindo dessa compreensão de Weber (2016), considere as seguintes afirmações:

I. Aquele que joga pedra em um ônibus, em tempos de paralisação grevista dos coletivos, realiza uma ação social desde que execute esta ação tendo como referência subjetiva esta forma de protestar.

II. A pessoa que aposta no Jogo do Bicho, nas periferias das cidades brasileiras, pratica um tipo de ação social, desde que aja em conformidade com o seu sonho de três noites anteriores.

III. Bater em torcedores rivais com excessiva força e raiva é um tipo de ação social a partir do momento em que o agente desta ação imagine que é “assim que se faz” quando nas brigas entre torcidas.

IV. Investir no Mercado de Ações e Derivativos é uma ação social, desde que o investidor vise, em sua mente, seus ganhos futuros de acordo com a movimentação dos agentes econômicos.

Corresponde a ação social, na perspectiva teórico-conceitual de Max Weber, somente o que consta em

A
I, II e IV.
B
I, III e IV.
C
II e III.
D
I e IV.
70a1083e-d8
UEPA 2011 - Sociologia - Karl Marx e as Classes Sociais, Max Weber e a Ação Social, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Dentre os principais conceitos presentes nos considerados autores “clássicos” das Ciências Sociais (Durkheim, Marx e Weber), podemos considerar como correta a seguinte afirmação:

A
O Fato Social, presente na obra de Durkheim, é composto pela generalidade, exterioridade e coercitividade como forma de visualizar a evolução da sociedade.
B
A Ação Social, presente na obra de Weber, caracteriza-se pela conduta social do indivíduo desprovida de sentido.
C
Para Marx, a história do homem é movimentada por bases materialistas de ordem política.
D
Para Durkheim e Weber, a sociedade produz um sentido de vida coletiva aos sujeitos por meio de relações dialéticas.
E
Weber e Marx concordam com o conceito de Consciência Coletiva, que norteia as ações dos sujeitos na vida em sociedade.
9a287592-b9
UECE 2019 - Sociologia - Max Weber e a Ação Social, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Em A ética protestante e o espírito do capitalismo, Max Weber (1864-1920) procurou demonstrar de que maneira uma específica ética religiosa deu ensejo ao surgimento do que ele chamou de um “espírito do capitalismo”, expressão que significa “uma ética de vida, um modo de ver e encarar a existência” (SELL, 2015). Tal “espírito” apontava o cultivo de uma vida disciplinada, “motivada pelo sentido do dever”, com honestidade e dedicação ao trabalho. Weber aponta como essa ética deu ao capitalismo uma racionalidade técnica, de cálculo e jurídica que o fez se desenvolver nesse sistema econômico burocrático das sociedades modernas. Seitas protestantes como o calvinismo indicavam uma vida ascética, ou seja, proba, de oração e de penitências, para a salvação. Tal conduta fez com que os seguidores dessas seitas seguissem uma vida moralmente correta e honesta, com esforço e cuidado ao trabalho, longe das luxúrias e prazeres mundanos. O resultado foi o desenvolvimento de um trabalho profissionalizado e a racionalidade na busca de riquezas.

SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica: Marx, Durkheim e Weber. 7ª ed. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2015.

Partindo dessa compreensão de Max Weber sobre as origens do capitalismo, é correto afirmar que

A
a ambição e a avareza no acúmulo de riquezas são princípios que orientam o desenvolvimento de um capitalismo moderno e lucrativo.
B
as seitas protestantes desenvolveram o capitalismo religioso ao defenderem uma vida ascética em que Deus atendesse as vontades dos seres humanos.
C
esse espírito do capitalismo, acima mencionado, exerce a função burocrática de racionalizar as riquezas acumuladas através das bênçãos divinas aos predestinados.
D
as éticas protestantes motivaram, pela conduta moral, a instituição racional do trabalho e do enriquecimento competentes no capitalismo.
ee2cc46a-b1
UNICENTRO 2010 - Sociologia - Max Weber e a Ação Social, Relação entre Indivíduo e Sociedade

A respeito do conceito, de Max Weber, de Ação Social é correto afirmar que

A
a ordem social obriga o indivíduo a maneira como ele deve agir em sociedade.
B
a motivação do indivíduo não interfere em sua ação social.
C
os valores sociais de um indivíduo não influência em sua ação social.
D
ação social e relação social têm o mesmo sentido e significado.
E
a ação social é a conduta humana dotada de sentido, o indivíduo a produz, por meio de valores sociais e da sua motivação.
2bd742df-c3
UFU-MG 2019 - Sociologia - Max Weber e a Ação Social, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Para Marx e Engels, os homens sempre tiveram acesso a ideias falsas a respeito de si mesmos, daquilo que são ou deveriam ser, organizavam suas relações em função das representações sociais que lhes eram apresentadas, fazendo com que os produtos de suas ideias crescessem a ponto de dominá-los. Para eles, os criadores inclinavam-se diante de suas próprias criações.
Com base nas informações deduzíveis do texto, o conceito analisado pelos autores e a obra que nos remete a esse conceito são

A
mercadoria, na obra “O capital”.
B
ideologia, na obra “A ideologia alemã”.
C
comunismo, na obra “O manifesto comunista”.
D
capitalismo, na obra “O 18 de brumário de Luís Bonaparte”.
2bc2af4c-c3
UFU-MG 2019 - Sociologia - Max Weber e a Ação Social, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Para Weber (1991, p. 130), “é decisivo que o trabalho rotineiro esteja entregue, de maneira predominante e progressiva, ao elemento burocrático. Toda a história do desenvolvimento do Estado moderno, particularmente, identifica-se com a da moderna burocracia e a da empresa burocrática, da mesma forma que toda a evolução do grande capitalismo moderno se identifica com a burocratização crescente das empresas econômicas. As formas de dominação burocrática estão em ascensão em todas as partes.”

COHN, Gabriel (Org.) Weber: Sociologia. 5.ed. São Paulo: Ática, 1991.


A partir da teorização sobre a burocracia e sobre o Estado em Weber, assinale a alternativa correta.

A
A ideia de burocracia é negativa e caracteriza a morosidade do capitalismo moderno.
B
A burocracia baseia-se tanto em costumes tradicionais quanto nos descritos na legislação vigente.
C
A ideia de burocracia está ligada à regulação da conduta dos indivíduos nas instituições em geral.
D
A burocracia permite adaptação do sistema legislativo às flutuações da bolsa de valores do capitalismo moderno.
6ab2d7b8-c4
UEG 2017 - Sociologia - Max Weber e a Ação Social, Relação entre Indivíduo e Sociedade

O sociólogo Max Weber desenvolveu estudos sobre a ética protestante e o espírito do capitalismo. A esse respeito tem-se o seguinte:

A
a tentativa de constituir uma ciência da sociedade promoveria um processo de pesquisa multidisciplinar e não especializado e por isso Weber concebia a economia como determinante da cultura e o capitalismo determinante do protestantismo.
B
o processo de racionalização era o fio condutor da análise do capitalismo ocidental por parte de Weber e por isso ele analisou o papel da ética protestante, que apontaria um primeiro momento de racionalização na esfera religiosa.
C
Weber considerava que as ideias dominantes eram as ideias da classe dominante, que, na modernidade, era a classe capitalista, e por isso a ética protestante desenvolvida pelos comerciantes gerou o espírito do capitalismo.
D
a inspiração na dialética idealista hegeliana fez com que Weber focalizasse a questão cultural e desenvolvesse um determinismo cultural segundo o qual o modo de produção capitalista seria produto do protestantismo.
E
a concepção weberiana surgiu a partir de uma síntese da filosofia kantiana e marxista e por isso ele focaliza o processo de formação do capitalismo ao lado do desenvolvimento do protestantismo e do apriorismo.
a2eaae47-c4
UEG 2018 - Sociologia - Max Weber e a Ação Social, Relação entre Indivíduo e Sociedade

Max Weber destacava, na sociedade moderna, o processo de racionalização, acompanhado pela especialização e burocratização. A ação social racional com relação a valores vai sendo substituída paulatinamente pela ação social racional com relação a fins. A partir da sociologia de Weber, verifica-se que esse processo de racionalização

A
expressa o desenvolvimento da humanidade, que se torna cada vez mais desenvolvida mentalmente, o que é comprovado pelo aumento médio do QI dos indivíduos em todo o mundo.
B
manifesta um tipo novo de racionalidade, no qual a moral cristã e religiosa em geral se torna cada vez mais influente, tal como no caso do protestantismo e sua ética religiosa.
C
apresenta uma evolução intelectual marcada pelo desenvolvimento do racionalismo cartesiano, inaugurado com a obra o Discurso do Método, de Descartes.
D
exprime uma mudança cultural que aponta para um novo tipo de racionalidade, especificamente ocidental, marcada pela calculabilidade dos fatores técnicos.
E
significa uma evolução ideológica e cultural da classe capitalista ascendente, criadora do espírito do capitalismo, gerando o iluminismo, o cientificismo e o positivismo.
a54c0d66-c4
UEG 2018 - Sociologia - Sociologia como ciência, Max Weber e a Ação Social, O nascimento da sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade

O objeto de estudo da sociologia remete ao social. Alguns delimitam tal objeto a partir de um conceito específico e assim constroem sua abordagem sociológica. Tendo em vista que os sociólogos clássicos lançaram as bases para a constituição da sociologia como ciência, verifica-se que uma das definições do objeto de estudo da sociologia é

A
a modernidade, tal como colocou Comte.
B
a consciência coletiva, tal como apontou Durkheim.
C
a luta de classes sociais, tal como definiu Marx.
D
a ação social, tal como especificou Weber.
E
a comunicação, tal como desenvolveu Adorno.
b7fec903-b4
Unimontes - MG 2018 - Sociologia - Max Weber e a Ação Social, Relação entre Indivíduo e Sociedade

O sociólogo alemão Max Weber define a dominação como um estado de coisas pelo qual uma vontade manifesta (mandato) do dominador ou dos dominadores influi sobre os atos de outros (do dominado ou dos dominados), de tal modo que, em um grau socialmente relevante, esses atos têm lugar como se os dominados tivessem adotado por si mesmos e como máxima de sua ação o conteúdo do mandato (obediência). Para esse autor, a dominação legítima pode justificar-se por três motivos de submissão ou princípios de autoridade, que recebem o nome de

A
irracionais, racionais e transitórios.
B
afetivos, tradicionais e constantes.
C
transitórios, constantes e afetivos.
D
racionais, tradicionais ou afetivos.