Questão f5d51c20-e1
Prova:UCPEL 2006
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil


Analisando a charge, é correto afirmar que a mesma

A
apresenta a adoção do clientelismo nos estados de São Paulo e Minas Gerais, prática que consistia na fidelidade partidária dos agregados do coronel pela concessão de terras para o cultivo e ajuda no caso de enfermidades.
B
identifica a política dos governadores, que consistia numa troca mútua de favores entre o governo federal e os governadores dos estados. São Paulo e Minas Gerais foram os privilegiados nesta política.
C
reverencia a política do coronelismo, quando os coronéis de São Paulo e Minas Gerais detinham o comando político do país através do controle das máquinas eleitorais pelo sistema do voto de cabresto.
D
alude ao momento em que São Paulo e Minas Gerais se alternam na presidência da República em quase todo o período de governo da Primeira República, configurando a política do café-com-leite.
E
destaca o controle exclusivo exercido por parte de São Paulo e Minas Gerais na realização das chamadas eleições a bico de pena (eleições fraudulentas onde se registravam votos de pessoas já falecidas).

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo