Questão f4dbc027-d9
Prova:FAMERP 2019
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

Observe a charge de Storni, publicada na revista Careta em 19.02.1927.



(Apud Renato Lemos (org.). Uma história do Brasil através da caricatura: 1840-2006, 2006.)


Divulgada durante a Primeira República brasileira, a charge faz referência a uma

A
ação corrupta que permitia o desvio de verbas públicas.
B
prática política que facilitava a continuidade do domínio oligárquico.
C
proposição constitucional que determinava a obrigatoriedade do voto.
D
experiência política que favorecia a soberania do voto popular.
E
lei eleitoral que visava garantir a fidelidade do eleitor.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O nome “República Velha" foi atribuído em 1930 ao período desde a proclamação da república em 1889 até o movimento de 1930 que retira do poder o presidente Washington Luis . É tema clássico no estudo da História política do Brasil.
A charge data de 1927, momento em que houve fortes críticas à estrutura sócio política da época , que garantia o poder dos oligarcas. Estes eram grandes proprietários de terra, na maioria das vezes vinculados à grande produção para exportação. Talvez a grande exceção fosse Minas Gerais cuja produção abastecia outros estados, dedicados aos produtos de exportação. 
Na medida em que são os grande proprietários que dominam a economia do país, são eles que tem condições de controle de populações sob sua esfera de influência, o que permite o domínio do aparelho de Estado, em suas diferentes esferas : municipal, estadual e federal.
A charge representa uma prática recorrente da República velha que mantinha tal poder. Uma das alternativas analisa corretamente o seu significado. 
A) INCORRETA- Embora a corrupção seja endêmica na estrutura de estado no Brasil, a charge não se refere a ela. Não há menção à verbas públicas .
B) CORRETA – O que se vê na charge é o eleitos sendo representado como um burrico sendo trazido pelo cabresto até a urna. Ela se refere à manipulação de votos, prática comum durante a República velha, não sendo ilegal por conta do voto aberto estabelecido pela constituição de 1891 e, que permitia a manutenção do poder regional das oligarquias. 
C) INCORRETA- A constituição não é apresentada na charge e não é o tema , apesar do voto ser obrigatório no Brasil 
D) INCORRETA- Soberania Popular era exatamente o que NÃO existia durante a República Velha. Senão o eleitor não seria apresentado como um burrico trazido pelo cabresto. 
E) INCORRETA- A fidelidade do eleitor era mantida não pela lei mas pela força ou pela manipulação em uma “ troca de favores". Ademais este não é o tema da charge apresentada.
Gabarito do Professor: Letra B.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo