Questão f4d24620-d9
Prova:FAMERP 2019
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Revolução Industrial

O texto caracteriza o surgimento e a expansão das fábricas, na Grã-Bretanha dos séculos XVIII e XIX, como

Leia o texto para responder às questão.

    Todo processo de industrialização é necessariamente doloroso, porque envolve a erosão de padrões de vida tradicionais. Contudo, na Grã-Bretanha, ele ocorreu com uma violência excepcional, e nunca foi acompanhado por um sentimento de participação nacional num esforço comum, ao contrário do que se pode observar em países que atravessam uma revolução nacional. Sua única ideologia foi a dos patrões.

(E.P. Thompson. A formação da classe operária inglesa, vol. II, 1987.)

A
superação do arcaísmo da produção artesanal e manufatureira.
B
vitória de um projeto coletivo de hegemonia econômica.
C
resultado de forte avanço tecnológico.
D
exemplo do eterno sofrimento das sociedades.
E
afirmação de um controle de classe.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
Revolução Industrial Inglesa é um tema clássico dentro da História do mundo ocidental. E a bibliografia a respeito bastante vasta. Há trabalhos que se fixam nas questões técnicas, outros são de caráter sociológico e antropológico. Há ainda a possibilidade de análise a partir da história do sindicalismo ou de história econômica. Há, portanto, variada análise acerca deste processo histórico. Há, incluso, estudiosos que rejeitam o termo Revolução porquanto não ter sido uma mudança abrupta mas resultante de transformações sociais, econômicas e políticas que remontam ao século XIII na Inglaterra. 
No entanto, não é necessário um estudo mais específico acerca de Revolução Industrial para responder corretamente à questão. Uma leitura atenta do trecho transcrito permite chegar à conclusão correta. Acerca das informações dadas pelo mini-texto pergunta-se como é caracterizada a expansão das fábricas, nos séculos XVIII e XIX ,na Inglaterra . 
A) INCORRETA- A maquinofatura, ou fábrica, não elimina as manufaturas e a produção artesanal. Elas diminuem mas não desaparecem. Na verdade são base do nascimento das fábricas. 
B) INCORRETA- A industrialização inglesa foi resultante de projetos individuais. Não nasceu de um esforço coletivo coordenado. 
C) INCORRETA- A instalação de fábricas está relacionada sim a avanços tecnológicos como a máquina a vapor e o tear mecânico mas, não é o tema do trecho da questão. 
D) INCORRETA- O sofrimento que pode ser percebido no trecho não é “das sociedades" mas de grupos específicos dentro do tecido social .
E) CORRETA- Segundo o trecho transcrito, a instalação das fábricas foi a afirmação de um controle de classe. As partes do trecho que permitem tal conclusão são : “nunca foi acompanhado por um sentimento de participação nacional num esforço comum," e “ sua única ideologia foi a dos patrões." 
RESPOSTA: Letra E.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo