Questão f3c687fd-af
Prova:
Disciplina:
Assunto:
O que nós chamamos Europa, é uma ideia, uma representação construída, cujas características dependem
do respectivo recorte, do respectivo ponto de vista, das respectivas intenções, dos respectivos objetivos e
fins ideológicos daquele que usa essa palavra. [...] A ideia da Europa representa somente uma construção
intelectual ou um conceito, que varia de século a século, servindo como instrumento de argumentação, seja
contra, seja a favor de algo.
MAINKA, Peter Johann. Os fundamentos da identidade europeia na antiguidade, na idade média e nos
tempos modernos. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 33, n. 1, p.67, 2011.
Tomando-se por base a citação acima, assinale a alternativa INCORRETA.
O que nós chamamos Europa, é uma ideia, uma representação construída, cujas características dependem do respectivo recorte, do respectivo ponto de vista, das respectivas intenções, dos respectivos objetivos e fins ideológicos daquele que usa essa palavra. [...] A ideia da Europa representa somente uma construção intelectual ou um conceito, que varia de século a século, servindo como instrumento de argumentação, seja contra, seja a favor de algo.
MAINKA, Peter Johann. Os fundamentos da identidade europeia na antiguidade, na idade média e nos tempos modernos. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 33, n. 1, p.67, 2011.
Tomando-se por base a citação acima, assinale a alternativa INCORRETA.
A
A sociedade moderna foi delineada a partir da perda de influência do divino e do sobrenatural. Sua
identidade moldou-se pela ideia de que o homem é o responsável por sua história.
B
A Reforma Protestante, que fortaleceu a cristandade ocidental, referendou os dois poderes tradicionais
dos chamados Estados pré-modernos nascentes: o Papado e o Império.
C
Na chamada transição da Antiguidade para o mundo medieval, a língua latina se tornou um grande
instrumento de estabilidade. Ao conservar a erudição greco-romana, garantiu sua difusão até os
Tempos Modernos.
D
Os gregos antigos, que se compreenderam como pertencentes à Europa, definiram-se culturalmente a
partir de uma oposição à Ásia: essa, representando a monarquia e a tirania; aqueles a liberdade e a
democracia.
E
A construção da identidade europeia foi confrontada, em meados do século VII, com a doutrina
religiosa de Mohammed (Maomé) – a expansão do Islã e do mundo muçulmano.