Questão f2eb96dc-b0
Prova:IFF 2017
Disciplina:História
Assunto:Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

“O escravismo foi a principal forma de utilização do trabalho e esteve na base da organização da sociedade brasileira durante mais de trezentos anos. Para sua manutenção, além da importância econômica (sendo a exploração do trabalho escravo a principal fora de acumulação de riqueza), foi montado um sistema de justificação e legitimação da escravidão de seres humanos. Teólogos e juristas argumentaram durante séculos a favor ou contra o trabalho escravo, mostrando por que a sua existência se justificava ou por que não se justificava”.
(SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2012. 3ª Edição. p. 81).
Acesso em: 21 set 2017.

Diante do texto, é correto afirmar: 

A
Os africanos escravizados trazidos para o Brasil eram oriundos de várias regiões da África e foram escravizados em seu continente de origem, na maioria das vezes, por mercenários portugueses e ingleses.
B
A escravidão não foi exclusiva no Brasil colonial e imperial, tendo sido adota em outras realidades históricas, como nos EUA, mas a desenvolvida no norte do continente americano foi mais branda se compara à adotada aqui.
C
Esse modelo de trabalho forçado foi a base da economia nacional enquanto ele vigorou, pois perpassou vários ciclos econômicos e marcou de modo impactante a sociedade nacional.
D
A escravidão no Brasil desenvolveu-se deste modo no final do século XIX: enquanto no Vale do Paraíba buscou-se valorizar esse modelo de trabalho através do sistema de parceira, nas províncias do norte do país o tráfico negreiro intensificou-se.
E
O fim da escravidão no Brasil foi um processo gradual, resultando em uma abolição marcada pela indenização paga aos senhores de escravos, graças à forte pressão que os políticos conservadores e liberais impuseram no Senado.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo