A chegada da família real ao Brasil, em 1882, alterou o perfil político e econômico da colônia. Neste
período, o principal país beneficiado pelas relações com o Império foi:
Gabarito comentado
Gabarito: D - Inglaterra
Tema central: A mudança nas relações econômicas e políticas entre Brasil (colônia/Império) e potências europeias após a chegada da Família Real ao território em 1808. É preciso entender quem ganhou mais com a abertura dos portos e o realinhamento diplomático.
Resumo teórico: Com a transferência da corte portuguesa para o Brasil (Decreto de 28 de janeiro de 1808), houve a "Abertura dos Portos às Nações Amigas", fim do exclusivo colonial. Isso ampliou o comércio exterior do Brasil, mas, dada a situação de guerra na Europa e à dependência financeira e militar de Portugal, a potência mais beneficiada foi a Inglaterra, já industrializada e dominante no comércio e na Marinha. Observações importantes: Tratado de Comércio e Navegação de 1810 e o papel dos capitais e produtos britânicos na economia colonial/imperial (ver Boris Fausto; Decretação de 1808).
Justificativa da alternativa correta: A Inglaterra era a grande potência industrial e naval do período e já mantinha estreita aliança com Portugal. A abertura dos portos favoreceu a entrada massiva de produtos manufaturados britânicos no mercado brasileiro e a exportação de matérias-primas para a indústria britânica. Além disso, acordos e tratados entre Portugal (representado pela corte no Brasil) e a Grã-Bretanha garantiram privilégios comerciais e influência política que consolidaram os ganhos ingleses.
Análise das alternativas incorretas:
A - França: Apesar de influência cultural e interesses napoleônicos na época anterior, a França não foi a principal beneficiada do novo regime de comércio instaurado pela corte portuguesa no Brasil; além disso, o poder naval britânico impedia expansão francesa nesse comércio.
B - Espanha: País com pouca capacidade de aproveitar diretamente a abertura dos portos brasileiros, estava mais preocupado com seus próprios domínios americanos e sem a mesma aliança estratégica que Portugal tinha com a Inglaterra.
C - Holanda: Já fora grande colonialista no século XVII, mas no início do século XIX não tinha a força econômica e política necessária para ser o principal beneficiário das mudanças ocorridas no Brasil.
E - Estados Unidos: Crescendo em importância ao longo do século XIX, os EUA ainda não eram o parceiro comercial predominante em 1808–1815; sua influência econômica no Brasil só aumenta mais tarde.
Estratégia de prova: Relacione data/episódio com o contexto internacional — identifique potências navais e industriais do período. Pergunte: quem tinha frota e indústria para aproveitar livre comércio? Busque palavras-chave no enunciado: "chegada da família real", "alterou perfil político e econômico", "principal beneficiado".
Fontes recomendadas: Boris Fausto, História do Brasil; Decreto de 28/01/1808; estudos sobre o Tratado de Comércio e Navegação (1810) entre Portugal e Inglaterra.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!





