Questão ee0237f1-af
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Tendo em vista os tercetos abaixo e os poemas de onde foram extraídos, O Incêndio de Roma e
Sinfonias do Ocaso, bem como seus respectivos autores, Olavo Bilac e Cruz e Sousa, assinale a
alternativa INCORRETA.
“Nero, com o manto grego ondeado ao ombro, assoma
Entre os libertos, e ébrio, engrinaldada a fronte,
Lira em punho, celebra a destruição de Roma”.
“Ah! por estes sinfônicos ocasos
A terra exala aromas de áureos vasos,
Incensos de turíbulos divinos”.
Tendo em vista os tercetos abaixo e os poemas de onde foram extraídos, O Incêndio de Roma e
Sinfonias do Ocaso, bem como seus respectivos autores, Olavo Bilac e Cruz e Sousa, assinale a
alternativa INCORRETA.
“Nero, com o manto grego ondeado ao ombro, assoma
Entre os libertos, e ébrio, engrinaldada a fronte,
Lira em punho, celebra a destruição de Roma”.
“Ah! por estes sinfônicos ocasos
A terra exala aromas de áureos vasos,
Incensos de turíbulos divinos”.
A
A impassibilidade de Nero (1º terceto) perante o incêndio devastador pode ser interpretada
como a representação ideal do artista na estética parnasiana.
B
A destruição de Roma (1º terceto) alude a um fato histórico e faz do Imperador Nero a
representação de um louco.
C
Ao contrário de Olavo Bilac, Cruz e Sousa conseguiu vencer os preconceitos e sobrepor-se
ao jugo de uma sociedade hostil e escravocrata.
D
A exploração da musicalidade, de assonâncias e de aliterações e a presença de vocabulário
litúrgico são comuns na poesia de Cruz e Sousa.
E
A percepção do objeto (pôr do sol) não pela visão, mas pela audição – sinestesia – caracteriza
o poema aludido no 2º terceto.