Questão edd49bdb-df
Prova:UFRN 2009
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

As imagens abaixo fazem referência a duas das mais ativas agremiações políticas brasileiras da década de 1930.


Sobre as agremiações políticas às quais essas imagens estão vinculadas, é correto afirmar:

A
Eram profundamente influenciadas pelos ideais anarquistas e comunistas, que, a partir da Europa, se difundiram para o Brasil.
B
Estavam em posições ideológicas antagônicas, que refletiam o contexto de polarização existente na Europa.
C
Participaram de um governo de coalizão com Vargas, após o golpe de 1937, que instituiu o Estado Novo no Brasil.
D
Difundiram o ideário nazifascista, proposto pelos comunistas e integralistas, base ideológica do Estado Novo.

Gabarito comentado

Pedro VandréMonitor do Qconcursos

Sobre as imagens proporcionadas pela questão, vamos selecionar a alternativa correta:


A) Incorreta – A AIB, representada pela segunda imagem, não era influenciada pelos ideais anarquistas ou comunistas. Pelo contrário, era um movimento de extrema direita, influenciado pelos ideais fascistas europeus. Somente a ANL, representada na primeira imagem, tinha inspiração comunista.


B) Correta – As duas imagens remetem a movimentos políticos opostos da década de 1930 no Brasil. A primeira imagem refere-se à Aliança Nacional Libertadora (ANL), uma organização de inspiração comunista e socialista, influenciada por ideias marxistas. A segunda imagem mostra propaganda da Ação Integralista Brasileira (AIB), que era de inspiração fascista e nacionalista. Assim como na Europa, onde a década de 1930 foi marcada pela ascensão de regimes fascistas (como o nazismo na Alemanha e o fascismo na Itália) e o fortalecimento de regimes comunistas (especialmente a União Soviética), o Brasil viveu um momento de polarização ideológica. A ANL se inspirava em movimentos comunistas, enquanto a AIB seguia uma linha fascista, defendendo um Estado autoritário e a luta contra o comunismo. 


C) Incorreta – Vargas, ao implementar o Estado Novo, reprimiu tanto a ANL quanto a AIB, concentrando poder em suas mãos. Os integralistas esperavam ser beneficiados pelo golpe, mas acabaram sendo traídos e perseguidos, assim como os comunistas da ANL.


D) Incorreta – Primeiramente, o ideário nazifascista foi difundido pelos integralistas (AIB), mas não pelos comunistas (ANL), que eram seus principais oponentes. Além disso, o Estado Novo de Vargas não adotou integralmente o ideário nazifascista; embora tenha implementado um regime autoritário, ele suprimiu tanto os comunistas quanto os integralistas. Portanto, a afirmação de que comunistas e integralistas teriam difundido o nazifascismo juntos é equivocada.


Gabarito – Letra B


Referência:


Oliveira, Eduardo de. Cidade “verde” ou cidade “vermelha”: AIB e ANL em Petrópolis. Diss. 2018.


Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo