Questão eacfa469-d5
Prova:
Disciplina:
Assunto:
A Literatura continua a ser, também, um instrumento
de denúncia social e de empoderamento, buscando
tornar públicas as marcas da opressão e a exclusão
social sofrida pela população, bem como as mazelas
advindas de uma sociedade ainda marcada pela
desigualdade e pela intolerância. Embora em
diferentes épocas, são representantes dessa
tendência da Literatura, autores como:
1) Olavo Bilac, no poema Canção do exílio.
2) João Cabral de Melo Neto, em Morte e Vida
Severina.
3) Graciliano Ramos, em Vidas Secas.
4) Castro Alves, no poema Ao romper d’alva.
Estão corretas as informações em:
A Literatura continua a ser, também, um instrumento
de denúncia social e de empoderamento, buscando
tornar públicas as marcas da opressão e a exclusão
social sofrida pela população, bem como as mazelas
advindas de uma sociedade ainda marcada pela
desigualdade e pela intolerância. Embora em
diferentes épocas, são representantes dessa
tendência da Literatura, autores como:
1) Olavo Bilac, no poema Canção do exílio.
2) João Cabral de Melo Neto, em Morte e Vida
Severina.
3) Graciliano Ramos, em Vidas Secas.
4) Castro Alves, no poema Ao romper d’alva.
Estão corretas as informações em:
É uma tendência substancialmente poética, situada na
segunda metade do século XIX. Embora seja
simultaneamente contemporânea do Realismo e do
Naturalismo, não compartilha dos ideais desses
movimentos literários, pois não pretende fazer da arte um
mecanismo de interpretação objetiva. Pretende, isso sim,
um esteticismo ancorado no princípio da “arte pela arte”,
suprimindo da obra de arte qualquer dimensão utilitarista.
O culto à forma, a sofisticação de seus meios de expressão
e a rejeição de assuntos corriqueiros e triviais são as
marcas mais evidentes de seu projeto de ‘arte poética’.
É uma tendência substancialmente poética, situada na
segunda metade do século XIX. Embora seja
simultaneamente contemporânea do Realismo e do
Naturalismo, não compartilha dos ideais desses
movimentos literários, pois não pretende fazer da arte um
mecanismo de interpretação objetiva. Pretende, isso sim,
um esteticismo ancorado no princípio da “arte pela arte”,
suprimindo da obra de arte qualquer dimensão utilitarista.
O culto à forma, a sofisticação de seus meios de expressão
e a rejeição de assuntos corriqueiros e triviais são as
marcas mais evidentes de seu projeto de ‘arte poética’.
A
1, 2, 3 e 4.
B
2, 3 e 4, apenas.
C
3 e 4, apenas.
D
1 e 2, apenas.
E
1 e 3, apenas.