Questão e60a3b74-bf
Prova:ENEM 2012
Disciplina:História
Assunto:História Geral

Imagem 015.jpg

Com base no texto, uma característica socioespacial e um consequente desdobramento que marcou o processo de ocupação do espaço rural na África subsaariana foram:

A
Exploração do campesinato pela elite proprietária - Domínio das instituições fundiárias pelo poder público.
B
Adoção de práticas discriminatórias de acesso à terra - Controle do uso especulativo da propriedade fundiária.
C
Desorganização da economia rural de subsistência - Crescimento do consumo interno de alimentos pelas famílias camponesas.
D
Crescimento dos assentamentos rurais com mão de obra familiar - Avanço crescente das áreas rurais sobre as regiões urbanas.
E
Concentração das áreas cultiváveis no setor agroexportador - Aumento da ocupação da população pobre em territórios agrícolas marginais.

Gabarito comentado

Melina Campos LimaProfª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ
O domínio das instituições fundiárias ocorreu predominantemente pelos ex-colonizadores brancos e seus descendentes, e não pelo poder público. A alternativa (A) está errada.
A alternativa (B) está incorreta. O controle se deu por parte da elite branca, herdeira dos colonizadores, mas não houve, regra geral, controle do uso especulativo da propriedade fundiária.
A alternativa (C) está incorreta. A desorganização da economia rural de subsistência não leva, via de regra, ao crescimento do consumo interno de alimentos pelas famílias campesinas. Esse crescimento não se verificou na África em relação à população empobrecida do campo.
A alternativa (D) está incorreta. Não houve nem crescimento de assentamentos rurais com mão de obra familiar nem avanço das áreas rurais sobre as urbanas. A urbanização na África atualmente ocorre em ritmo acelerado e a tendência é que áreas urbanas avancem sobre antigas áreas rurais.
A alternativa (E) está correta. Setores agroexportadores tendem a utilizar um nível maior de mecanização, o que dispensa mão de obra campesina. A população que permanece no campo, por conta própria, geralmente é empobrecida e se localiza em territórios marginais, não ocupados pela agro exportação.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo