Questõessobre Urbanização em países desenvolvidos

1
1
Foram encontradas 13 questões
e5d3fae0-6e
UPE 2021 - Geografia - Urbanização em países desenvolvidos, Urbanização, Hierarquia urbana

A urbanização contemporânea revela com clareza que a cidade como a conhecemos, circunscrita a um ponto, tende, em algumas áreas, a se amalgamar com outras e constituir regiões urbanas de grande coesão, deixando como imagem do passado a cidade como aglomeração concentrada. Talvez evoluamos para um mundo sem cidades a exemplo da que herdamos do passado e vivamos em grandes aglomerações dispersas. Isso não significa que não haverá mais cidades com aglomerações concentradas, significa apenas que a tendência é a de que, no futuro, multipliquem-se as grandes concentrações urbanas construídas por movimentos de dispersão.

(LENCIONI, S. Urbanização difusa e a constituição de megarregiões. In: Observatório das Metrópoles. N. 22. Ano 6. 2015.)


Com base na abordagem do texto e nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a afirmativa CORRETA.

A
A primeira megalópole BosWash foi identificada na década de 1980, nos Estados Unidos, com uma população de 50 milhões de habitantes; a segunda foi a México DC, com 20 milhões de habitantes em 1990.
B
As transformações socioespaciais provocadas pelos avanços do meio técnico-científico informacional, além de corresponder às bases estruturais do processo de Globalização, dão origem às megalópoles. São nesses espaços denominados megalópoles que se concentram as principais atividades econômicas e as grandes corporações mundiais. No Brasil existe uma megalópole.
C
As cidades globais podem apresentar uma menor densidade populacional, no entanto são centros urbanos com grande concentração de poder (político e econômico) e influência mundial. Por exemplo, Tóquio, São Paulo e Nova York são megacidades e cidades globais.
D
De acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU, os centros urbanos que possuem mais de 10 milhões de habitantes são identificados como Megalópoles ou Megacidades, mas com influências econômicas restritas ao país de origem.
E
A China é o país com maior número de megalópoles do mundo. Pequim deverá ser a cidade mais populosa do mundo em 2030, com função administrativa, ultrapassando Tokyo, que atualmente é a cidade mais populosa da Eurásia.
174186e3-b3
IF-MT 2017 - Geografia - Urbanização em países desenvolvidos, Urbanização

Sobre o crescimento urbano na Europa, é CORRETO afirmar: 

A
Desde o início do século XX, o crescimento das cidades já formava corredores urbanos, devido ao fenômeno de unificação física e/ou funcional em toda a Europa.
B
No começo do século XVIII, já era possível perceber um conjunto de transformações econômicas e sociais, reflexo das novas matrizes energéticas como carvão mineral, petróleo e eletricidade.
C
No início do século XIX, Londres era a única cidade europeia com mais de 1 milhão de habitantes.
D
Hoje, no entanto, o crescimento descontrolado das grandes cidades na Europa configura o principal fator de terrorismo que as atinge.
E
As cidades europeias estão conectadas por uma grande rede hidroviária, fator determinante para o crescimento demográfico.
1b9e2d67-df
UEPB 2009 - Geografia - Urbanização em países desenvolvidos, Urbanização, Urbanização em países subdesenvolvidos

Assinale com V ou com F as proposições conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas no tocante à relação campo/cidade.


( ) O campo precedeu as cidades e era mais importante que elas, no passado, por fornecer-lhes o excedente agrícola e concentrar a maior parte das riquezas e da população.

( ) A urbanização de hoje é mais acelerada em países da África e da Ásia, onde ainda há um predomínio da população rural.

( ) A urbanização que se iniciou e foi muito intensa nos países desenvolvidos que se industrializavam é mais acelerada, hoje, nas nações subdesenvolvidas.

( ) A urbanização dos países subdesenvolvidos, apesar dos problemas apresentados, reflete a modernização dessas sociedades com a mecanização do campo, maior oferta de emprego urbano e a possibilidade de progresso social.


A seqüência correta das assertivas é

A
V F F F
B
F F V V
C
V F F V
D
V V V F
E
F F F V
ed6cf78e-b9
UERJ 2016 - Geografia - Urbanização em países desenvolvidos, Urbanização, Urbanização em países subdesenvolvidos

Nas imagens, estão representadas a malha urbana da cidade de Toledo, com suas ruas estreitas de origem medieval, e a de um bairro de Los Angeles, cidade estadunidense que se expandiu principalmente após a Segunda Guerra Mundial.

google.com.br jalopnik.com

A diferença entre as duas malhas urbanas é explicada pela relação entre dois fatores que contribuíram para a organização desses espaços, embora em épocas bastante distintas.
Esses fatores estão apontados em:

A
concentração financeira – processo de verticalização
B
atividade econômica – especialização funcional
C
nível técnico – padrões de circulação
D
perfil de renda – segregação social
2ec40dc6-b6
UEPB 2010 - Geografia - Urbanização em países desenvolvidos, Urbanização

Observe e compare o mapa da questão anterior com o gráfico e o quadro ao lado, e, com base na observação destes, assinale a leitura plausível a partir das referidas figuras e dados.
I - O século XX apresentou o mais r á p i d o p r o c e s s o d e urbanização conhecido pela humanidade, fazendo com que ao final deste período a população mundial já fosse majoritariamente urbana.
II - As megacidades com mais de dez milhões de habitantes se concentram majoritariamente nos países onde o processo de industrialização clássica favoreceu a urbanização acelerada e uma rede urbana macrocefálica.
III - Os países subdesenvolvidos, em grande parte agrários, apresentam um crescimento mais acelerado das suas metrópoles que os países centrais mais urbanizados, motivo pelo qual o maior número de megacidades tende a se intensificar nesse grupo de países.
IV - O crescimento explosivo das cidades no terceiro mundo transfere a pobreza presente no campo para suas metrópoles, cujo crescimento é concomitante com a falta de infraestrutura, desemprego ou subemprego, aumento da violência, surgimento de favelas e outros tantos problemas geralmente denominados de urbanos.
Estão corretas apenas as proposições:

A
I, III e IV
B
II, III e IV
C
I, II e IV
D
II e III
E
I e III
d86231ca-b4
UEFS 2010 - Geografia - Urbanização em países desenvolvidos, Urbanização, Urbanização em países subdesenvolvidos



A análise do gráfico, aliada aos conhecimentos sobre o espaço urbano mundial, possibilita afirmar:

I. O continente africano apresenta o maior crescimento urbano da atualidade.
II. A Ásia e a África são continentes populosos, que possuem uma população majoritariamente rural.
III. Os países do Leste europeu apresentam o menor percentual de população urbana do planeta devido ao grande desenvolvimento das atividades rurais.
IV. A diminuição da população urbana é uma tendência mundial.
V. A urbanização, na América Latina, é um fenômeno contemporâneo e suas características estão associadas à segunda revolução tecnológica, informacional e científica.

Para responder a essa questão, identifique as afirmativas verdadeiras. Em seguida, marque a alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras, de acordo com o seguinte:
A
I, II
B
IV, V
C
I, II, III
D
I, III, IV
E
II, III, V
18ede64e-4b
ENEM 2014 - Geografia - Urbanização em países desenvolvidos, Urbanização

Veneza, emergindo obscuramente ao longo do início da Idade Média das águas às quais devia sua imunidade a ataques, era nominalmente submetida ao Império Bizantino, mas, na prática, era uma cidade-estado independente na altura do século X. Veneza era única na cristandade por ser uma comunidade comercial: “Essa gente não lavra, semeia ou colhe uvas”, como um surpreso observador do século XI constatou. Comerciantes venezianos puderam negociar termos favoráveis para comerciar com Constantinopla, mas também se relacionaram com mercadores do islã.

FLETCHER, R. A cruz e o crescente: cristianismo e islã, de Maomé à Reforma. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

A expansão das atividades de trocas na Baixa Idade Média, dinamizadas por centros como Veneza, reflete o(a)

A
importância das cidades comerciais.
B
integração entre a cidade e o campo.
C
dinamismo econômico da Igreja cristã.
D
controle da atividade comercial pela nobreza feudal.
E
ação reguladora dos imperadores durante as trocas comerciais.
bdbc0265-31
UERJ 2016 - Geografia - Urbanização em países desenvolvidos, Urbanização

Esses fatores estão apontados em:

Nas imagens, estão representadas a malha urbana da cidade de Toledo, com suas ruas estreitas de origem medieval, e a de um bairro de Los Angeles, cidade estadunidense que se expandiu principalmente após a Segunda Guerra Mundial.


A diferença entre as duas malhas urbanas é explicada pela relação entre dois fatores que contribuíram para a organização desses espaços, embora em épocas bastante distintas. 
A
concentração financeira – processo de verticalização
B
atividade econômica – especialização funcional
C
nível técnico – padrões de circulação
D
perfil de renda – segregação social
3ec82b86-34
PUC - SP 2015 - Geografia - Urbanização em países desenvolvidos, Urbanização, Urbanização em países subdesenvolvidos



Do mesmo modo que a cidade era uma figura particular das sociedades rurais no mundo medieval, atualmente, as zonas rurais são figuras particulares do universo urbano, diferenciando-se por certos aspectos da cidade propriamente dita, mas tornando-se comparáveis pelos modos de vida de seus habitantes."

                            (Jacques LÉVY. Réinventer la France [Reinventar a França]. Paris: Fayard. 2013, p. 53)


Tendo como referência o trecho citado, sobre o mundo urbano contemporâneo (considerado também o Brasil), é correto afirmar que 


A
a modernização do campo via aportes tecnológicos (inclusive no Brasil), retirou as zonas rurais do isolamento e introduziu aí formas de vida de estilo urbano.
B
no Brasil não houve um modo de vida medieval e, por isso, não se pode dizer que tenhamos sido, no passado, uma sociedade rural, em que o urbano fosse uma exceção.
C
o avanço contemporâneo da urbanização intensificou o contraste campo-cidade, não havendo atualmente nada em comum no modo de vida dessas duas realidades.
D
a aproximação notada, no modo de vida, entre o urbano e o rural, atualmente, é uma realidade factível nos países desenvolvidos, mas ainda estranha para o Brasil, por exemplo.
E
a urbanização decresce em boa parte do mundo (inclusive no Brasil), porque no campo é possível desfrutar do modo de vida urbano sem as dificuldades das cidades.
b807bd99-13
UNICENTRO 2011 - Geografia - Urbanização em países desenvolvidos, Urbanização, Urbanização em países subdesenvolvidos

Em relação às redes urbanas e à organização interna das cidades, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F,as falsas.

( ) A tendência de desconcentração populacional e da formação de novas territorialidades urbanas não metropolitanas, no interior do Brasil, tem produzido redes urbanas menos densas e articuladas e pouco complexas.
( ) As médias cidades podem exercer papel ativo frente ao processo de concentração urbana, equilibrando os processos de polarização e freando o excessivo crescimento das aglomerações urbanas.
( ) As megacidades dos países subdesenvolvidos, por concentrarem elevada população residente, possuem maior vulnerabilidade socioambiental, indicando a necessidade de políticas públicas integradoras e complementares no aporte de recursos.
( ) A insegurança e o medo da violência urbana criam novos códigos arquitetônicos de segregação espacial a cargo do mercado imobiliário, como é o caso dos condomínios fechados e dos sshoppings center.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
V V F F
B
F F V F
C
F F V V
D
V F F V
E
F V V V
95c5ddfb-66
UNIFESP 2006 - Geografia - Urbanização em países desenvolvidos, Urbanização, Urbanização em países subdesenvolvidos

O processo de urbanização ocorre de maneira desigual no mundo.

Imagem 037.jpg

Identifique, de acordo com o gráfico, os seguintes países:

I. Apresentou o menor crescimento urbano no período e cerca de 72% de taxa de urbanização.

II. Apresentou mais de 2% de crescimento urbano no período e cerca de 30% de taxa de urbanização.

A
I – China e II – Brasil.
B
I – Índia e II – Rússia.
C
I – China e II – Rússia.
D
I – Índia e II – Brasil.
E
I – Nigéria e II – Estados Unidos.
a7c15b7f-6f
UEPB 2008 - Geografia - Urbanização em países desenvolvidos, Urbanização, Urbanização em países subdesenvolvidos

Analise as proposições que seguem:

I - O Espaço Geográfico é um produto da sociedade, cuja apropriação está associada ao poder de compra dos indivíduos.

II - Na produção do Espaço no modelo capitalista industrial, tudo é transformado em mercadoria, até mesmo a natureza e os seres humanos.

III - No sistema capitalista, os bens naturais transformam-se em artigos de luxo: ar puro, áreas verdes, água limpa, belas paisagens, que têm seu valor de compra relacionado às leis do mercado. Quanto mais escassos forem, mais seleto será o grupo de acesso aos mesmos.

IV - O Espaço urbano de uma grande cidade é, hoje, a soma de várias outras cidades, que apresentam realidades diversas e sem articulação entre si.

Estão corretas:

A
Todas as proposições
B
Apenas as proposições I e II
C
Apenas as proposições II e III
D
Apenas as proposições I e IV
E
Apenas as proposições I, II e III
49408548-4b
UNIFESP 2007 - Geografia - Urbanização em países desenvolvidos, Urbanização, Urbanização em países subdesenvolvidos, População, Crescimento

Analise o gráfico.



Com base na análise do gráfico e em seus conhecimentos, pode-se afirmar que, nos últimos 30 anos, a participação da população urbana no mundo

A
ampliou os aglomerados urbanos de 5 a 10 milhões de habitantes situados em países europeus.
B
aumentou em cidades com menos de 500.000 habitantes, resultando em perda de biodiversidade.
C
dispersou a população mundial, graças à diminuição da urbanização de países ricos.
D
cresceu para mais que o dobro em áreas com mais de 10 milhões de habitantes, principalmente em países de renda baixa.
E
elevou a concentração espacial da população mundial e adensou a ocupação em países africanos.