Questão e4bedd9c-d9
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Discóbolo Lancellotti é cópia romana da escultura grega feita
originalmente em bronze, por Míron, em 450 a.C.
Pertencente ao Museu Nacional de Roma, o Discóbolo
Lancellotti assinala
Discóbolo Lancellotti é cópia romana da escultura grega feita
originalmente em bronze, por Míron, em 450 a.C.
Pertencente ao Museu Nacional de Roma, o Discóbolo
Lancellotti assinala
A
a separação entre arte e ciência na Grécia clássica e a
criação da ciência anatômica por sábios romanos.
B
a ligação da arte grega com as crenças religiosas e a falta
de refinamento nas produções artísticas de Roma Antiga.
C
a representação da irracionalidade humana no desequilíbrio
corporal e o enaltecimento da ética guerreira dos romanos.
D
a visão pessimista dos gregos clássicos sobre os destinos da humanidade e a escravização dos gregos pelos
conquistadores romanos.
E
a concepção de beleza ideal das artes gregas e a presença da cultura grega na sociedade romana da Antiguidade.
Gabarito comentado
Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O povo grego foi, na antiguidade, um dos que exibiam manifestações culturais mais livres, rendendo-se pouco às ordens de reis e sacerdotes, pois acreditavam que o ser humano era a concepção mais incrível do universo.
Os gregos se destacaram especialmente na pintura, na arquitetura e na escultura. Nelas são ressaltadas as características de: simetria; perfeição de traços e de execução; obras realizadas a partir de modelos vivos; arte utilitária com uso religioso, doméstico ou funerário. Todas elas associadas a uma profunda valorização do ser humano racional.
As pinturas e esculturas eram concebidas a fim de serem belas e assim perfeitas, de acordo com os princípios da filosofia grega. A perfeição, a bondade, a ética expressavam-se na estética. Assim, o que era belo era bom. O que era bom seria automaticamente belo e perfeito. Esta, talvez, seja a principal característica da arte grega, o que a torna singular e cujas influências são visíveis até os nossos dias.
Por sua complexidade, estrutura e beleza, os romanos tentaram imitar a arte grega por ocasião do domínio da Grécia. Esta fusão da arte romana com a arte grega é expressa pela imagem apresentada na entrada da questão.
Pergunta-se: o que a escultura põe em destaque ? uma das alternativas mostra a resposta correta
A) INCORRETA- É possível perceber a ligação entre arte e ciência entre os gregos, primordialmente naquelas do período clássico (século V a.C). E, existia uma ciência anatômica também grega.
B) INCORRETA – Existia uma ligação entre a arte e a crença religiosa gregas mas, isso não está expresso na escultura apresentada. Além disso não podemos falar de falta de refinamento na produção artística dos romanos.
C) INCORRETA- Ao contrário do que está dito na alternativa, o racionalismo caracterizou a cultura greco-romana, que se expressa no equilíbrio estético, quase matemático, apresentado na arte clássica destes povos.
D) INCORRETA- Não só os gregos não foram escravizados pelos romanos, ou ao menos não como um povo inteiro, como também a ideia de que a cultura grega tinha uma visão pessimista não procede ,nem como característica geral, nem para todos os períodos de sua história .
E) CORRETA- A conquista da região da península Balcânica, onde estavam localizadas as cidades estado gregas, pelos romanos na Antiguidade trouxe uma fusão bastante interessante entre as duas culturas. Os romanos não sufocam a cultura grega. Ao contrário, absorvem muitos de seus aspectos e valores. É o que está expresso de alguma forma na estátua apresentada. O panteão de deuses romanos, por exemplo, é também composto por uma série de deuses gregos com nome latinos. Assim, Palas tornou-se Minerva. Zeus passou a ser conhecido como Júpiter. Héracles é mais conhecido como Hércules e é mais fácil sabermos quem é Vênus do que Afrodite.
Gabarito do professor: Letra E.