Questão e43c532b-7c
Prova:ENEM 2014
Disciplina:Matemática
Assunto:Raciocínio Lógico, Aritmética e Problemas, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais

Um executivo sempre viaja entre as cidades A e B, que estão localizadas em fusos horários distintos. O tempo de duração da viagem de avião entre as duas cidades é de 6 horas. Ele sempre pega um voo que sai de A às 15h e chega à cidade B às 18h (respectivos horários locais).

Certo dia, ao chegar à cidade B, soube que precisava estar de volta à cidade A, no máximo, até as 13h do dia seguinte (horário local de A).

Para que o executivo chegue à cidade A no horário correto e admitindo que não haja atrasos, ele deve pegar um voo saindo da cidade B, em horário local de B, no máximo à(s)

A
16h.
B
10h.
C
7h.
D
4h.
E
1 h.

Gabarito comentado

Vinícius WerneckMatemático e Doutor em Geofísica.
Sabemos que entre uma cidade e outra, o executivo leva 6 horas. Se ele sai da cidade A às 15 horas, e se não houvesse fuso horário diferente, ele chegaria na cidade B às 21 horas, logo, já podemos saber de quantas horas temos de fuso horário entre as cidades, pois o enunciado nos diz que ele chegou em B às 18 horas. Fazendo 21 h - 18 h = 3 h, logo o fuso é de 3 horas entre uma cidade e outra. 

Sendo que da cidade A para B, temos um atraso de 3 horas no fuso, e da cidade B para um aumento de 3 horas no fuso.

Se ele precisa retornar à cidade A para estar lá às 13 h, então ele precisará sair de B às:

6 horas de voo + 3 horas de fuso = 9 horas

Assim ele terá que sair às 4 horas da manhã da cidade B, para que possa chegar às 13 horas na cidade A, ou seja 13 horas - 9 horas = 4 horas.


Resposta: Alternativa D.
 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo