
Na obra Entrudo, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), apresentada acima,

Na obra Entrudo, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), apresentada acima,
Gabarito comentado

A questão em pauta refere-se mais claramente a História da Arte . Trata-se de um documento imagético, cada vez mais utilizado para a análise de um dado período histórico , da cultura de uma dada sociedade ou de um momento da história . Ou seja, a proposta é trabalhar com vários tipos de documentos além do escrito.
Entretanto, a pergunta não se refere ao momento capturado pelo artista (Debret) mas sim à técnica por ele utilizada e a mensagem da obra . Vale como análise histórica na medida em que nenhum artista é neutro. Ele é inserido dentro de uma dada sociedade e trabalha de acordo com parâmetros de uma época. Ou para corroborá-la ou para contestá-la.
Para responder corretamente é preciso mínimo conhecimento de escolas de pintura ( para reconhecer, por exemplo, que o cubismo é do século XX) . O conhecimento de História do Brasil colonial reforça a observação da figura – a obra não retrata cena íntima mas de rua e, a leitura atenção e a interpretação de texto, prática exaustivamente trabalhada em aulas de Língua Portuguesa ou de Língua estrangeira permite a percepçãod e que não há “sentimentos de angústia” expressos na figura.
A opção que apresenta a resposta correta é a de letra D