Estamos acostumados a considerar que o sistema
centro/periferia, ao menos no Ocidente, é um eixo
essencial da estrutura e do funcionamento no espaço das
economias, das sociedades, das civilizações. O historiador
Fernand Braudel estimou que tal sistema só existiu e
funcionou plenamente a partir do século XV. Essa definição
não se aplica à Cristandade Medieval sem importantes
correções. A noção de centro e a oposição centro/periferia
são menos decisivas que outros sistemas de orientação
espacial. O principal sistema é o que opõe o baixo ao alto,
quer dizer, o Aqui, esse “mundo” imperfeito e marcado pelo
Pecado Original, ao céu, morada de Deus.
(Adaptado de Jacques Le Goff e Jean-Claude Schmitt,
“Centro/Periferia”, em Dicionário temático do ocidente medieval, v. 2.
São Paulo: Edusc, 2002, p. 203.)
A partir do texto acima, assinale a alternativa correta.
Estamos acostumados a considerar que o sistema centro/periferia, ao menos no Ocidente, é um eixo essencial da estrutura e do funcionamento no espaço das economias, das sociedades, das civilizações. O historiador Fernand Braudel estimou que tal sistema só existiu e funcionou plenamente a partir do século XV. Essa definição não se aplica à Cristandade Medieval sem importantes correções. A noção de centro e a oposição centro/periferia são menos decisivas que outros sistemas de orientação espacial. O principal sistema é o que opõe o baixo ao alto, quer dizer, o Aqui, esse “mundo” imperfeito e marcado pelo Pecado Original, ao céu, morada de Deus.
(Adaptado de Jacques Le Goff e Jean-Claude Schmitt, “Centro/Periferia”, em Dicionário temático do ocidente medieval, v. 2. São Paulo: Edusc, 2002, p. 203.)
A partir do texto acima, assinale a alternativa correta.