Questão dedbf75f-7b
Prova:USP 2021
Disciplina:História
Assunto:Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, História do Brasil

A economia do Império do Brasil foi caracterizada por:

A
Prevalecimento do trabalho assalariado imigrante e investimentos estatais na indústria primária.
B
Desenvolvimento de relações comerciais e diplomáticas com países americanos, em detrimento das relações com os países europeus.
C
Conjugação entre desenvolvimento agrícola e industrial, responsável por tornar o Brasil a 4a maior economia do mundo.
D
Crescimento progressivo da dívida externa e preponderância de uma economia agroexportadora.
E
Redução contínua do tráfico de escravos e políticas públicas voltadas à alfabetização e capacitação profissional de trabalhadores pobres.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O Império do Brasil começou com a independência do país até a Proclamação da República, no ano de 1889. O Império do Brasil pode ser dividido em: Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado. A economia brasileira possuía uma base agroexportadora desde o período colonial com a produção e exportação de açúcar. O açúcar concorria com outros produtores pelo mundo o que aumentava a oferta e diminuía consequentemente seu preço no mercado.
Em meados do século XIX ocorreu uma mudança da base agrícola : cultivava-se menos açúcar que tinha um cultivo mais caro e passava-se a ter a predominância do cultivo do café. O açúcar, a borracha e o algodão continuavam a ser exportados, mas não eram mais o protagonista da comercialização. O Estado investiu durante o século XIX na construção de melhoria das estradas do país. O objetivo era que os produtos de exportação chegassem com mais facilidade aos portos. A produção seria mais bem escoada, ampliando os lucros, além de aumentar a comunicação entre as regiões do território brasileiro. 

A economia do período imperial apesar de ter alguma diversificação ainda tinha uma base agroexportadora. Este fato fazia com que os brasileiros precisassem importar os seus produtos manufaturados, o que acarretava em uma balança comercial deficitária. Os gastos com as guerras de Independência, a tentativa de industrialização e com a Guerra do Paraguai também não contribuíram para que a balança comercial ficasse favorável.
Uma das alternativas apresenta uma proposição correta acerca da economia no Brasil imperial.

A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois os imigrantes não eram a maioria de trabalhadores da base agroexportadora do Brasil Imperial. A troca de mão de obra , de escrava para livre e assalariada, foi ocorrendo paulatinamente, com incentivos governamentais de crédito para a vinda de imigrantes. Além disso, as leis abolicionistas contribuíram para essa substituição de mão de obra. 

B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois o Brasil Imperial manteve as relações comerciais e diplomáticas tanto com os países americanos, quanto com os países europeus. O fato que pode ilustrar isso é a exportação de açúcar para os países europeus e a estreita relação econômica entre Inglaterra e Brasil. 

C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois não há como confirmar se o Brasil se tornou a 4ª economia do mundo. Os dados que possibilitam esse cálculo são os de Produto Interno Bruto, que só começou a ser calculado a partir de 1947. Os economistas avaliam que o Brasil sofria de uma carência de dados estatísticos para que se pudesse estimar o PIB do país no século XIX. 

D) CORRETA- Esta afirmativa está correta pois após a independência o Brasil manteve a predominância da economia com base agroexportadora. O avanço na área industrial foi bem pequeno. Dessa forma, o país continuou necessitando importar produtos manufaturados. A importação somada aos custos com as guerras de independência e o reconhecimento da independência do país, somados à Guerra do Paraguai, fizeram com que a dívida externa brasileira tivesse crescimento progressivo. 

E) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois não houve políticas públicas para a alfabetização e profissionalização de trabalhadores pobres. O Império preocupou-se em criar mais escolas superiores e em regulamentar como os alunos entrariam nelas. 

Gabarito do Professor: Letra D.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo