Observe as imagens.
“Virgem em majestade com
o Menino e dois anjos”
(1275), de Maestro
del Bigallo.
Fonte: DUPRAT, Carolina. MASP,
São Paulo. Rio de Janeiro:
Mediafashions, 2009
“A Virgem com o
Menino de pé,
abraçando a Mãe"
(1480-1490),
de Giovanni Bellini.
Fonte: DUPRAT,
Carolina. MASP,
São Paulo.
Rio de Janeiro:
Mediafashions, 2009
Nas obras acima, de dois artistas italianos – um
representando a arte medieval; outro, a arte do início dos tempos modernos –, pode-se inferir as mudanças que ocorreram na Itália, no final do medievo
e início da Idade Moderna. Nesse período, aconteceu:
I → uma ruptura em relação ao predomínio dos temas religiosos na arte, em decorrência do crescimento do comércio e das manufaturas nas cidades
italianas.
II → uma mudança no tratamento dos temas religiosos, no sentido de uma representação das figuras sagradas mais próximas a modelos humanos
naturalizados.
III → uma nova orientação cultural, que modificou os valores do mundo medieval e priorizou o racionalismo, o naturalismo e o hedonismo.
Está(ão) correta(s)
Gabarito comentado
Sobre as imagens propostas pela questão, vamos definir se as afirmativas são corretas ou incorretas:
I. Incorreta - Essa proposição está incorreta ao sugerir uma "ruptura" com os temas religiosos. Na verdade, os temas religiosos permaneceram predominantes na arte por muito tempo. Mesmo no Renascimento, o cristianismo continuava a influenciar a produção artística. O que se modificou foi o tratamento das figuras sagradas, não a ausência ou ruptura com os temas religiosos.
II. Correta - Comparando as duas obras, podemos observar que a obra medieval (a primeira) tem um estilo mais rígido e formal, com a figura da Virgem Maria e do Menino Jesus representados de forma hierática, com pouca expressão de emoção e sem profundidade no espaço. Já a obra de Giovanni Bellini, representante do início da Idade Moderna (Renascimento), apresenta um tratamento muito mais naturalista. As figuras são retratadas com maior sensibilidade, evidenciando a tentativa de humanizar as personagens sagradas, em uma composição mais realista e com profundidade.
III. Correta - Durante o Renascimento, houve uma clara transição dos valores medievais para uma visão de mundo mais centrada no racionalismo, no humanismo e no naturalismo. A arte passou a valorizar mais a representação fiel do corpo humano e da natureza, com estudos aprofundados de perspectiva e proporção. Além disso, o hedonismo, ou o prazer nas coisas terrenas, também começou a emergir, embora de forma mais contida nas representações religiosas.
Gabarito – Letra E
Referência:
Huizinga, Johan, Augusto Abelaira, and Victor Deodato da Silva. O declínio da Idade Média. São Paulo: Ulisseia, 1985.