Questão de597286-b8
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Tucídides relata em sua obra “História da
Guerra do Peloponeso”, que Péricles teria dito, em
um discurso a respeito da Democracia ateniense, o
seguinte: "Vivemos sob a forma de governo que não
se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao
contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de
imitar os outros. Seu nome, como tudo o que
depende não de poucos, mas da maioria, é
democracia. Quando se trata de resolver disputas
privadas, todos são iguais perante a lei. Ninguém,
na medida em que é passível de servir o Estado, é
mantido à margem da política por conta da
pobreza.”
TUCÍDIDES (c.460-c. 400 a.C.) História da Guerra do
Peloponeso, Livro II, 37. Brasília; Editora Universidade de
Brasília, 2001. p.109.
Sobre a Democracia ateniense, aclamada por seus
contemporâneos e por estudiosos de outras épocas,
pode-se afirmar corretamente que
Tucídides relata em sua obra “História da
Guerra do Peloponeso”, que Péricles teria dito, em
um discurso a respeito da Democracia ateniense, o
seguinte: "Vivemos sob a forma de governo que não
se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao
contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de
imitar os outros. Seu nome, como tudo o que
depende não de poucos, mas da maioria, é
democracia. Quando se trata de resolver disputas
privadas, todos são iguais perante a lei. Ninguém,
na medida em que é passível de servir o Estado, é
mantido à margem da política por conta da
pobreza.”
TUCÍDIDES (c.460-c. 400 a.C.) História da Guerra do
Peloponeso, Livro II, 37. Brasília; Editora Universidade de
Brasília, 2001. p.109.
Sobre a Democracia ateniense, aclamada por seus
contemporâneos e por estudiosos de outras épocas,
pode-se afirmar corretamente que
A
era representativa, uma vez que os cidadãos
escolhiam representantes que falavam por eles
nas decisões políticas.
B
não apresentava caráter excludente, pois
nenhum habitante de Atenas ficava fora da
participação nas decisões políticas.
C
a representação era direta; cada cidadão se
representava independentemente de sua
condição econômica.
D
foi um modelo copiado de Esparta, cidade irmã
de Atenas, onde floresciam a filosofia, o
conceito de liberdade individual e a
participação popular.