Este mapa representa as decisões acordadas na Conferência de Berlim.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/conferencia-de-berlim/ acessado em 02/09/2019
Sobre a referida conferência é correto afirmar que:
Gabarito comentado
Sobre a Conferência de Berlim (1884-1885), vamos selecionar a alternativa correta:
A) Incorreta – Os povos africanos não foram consultados nem incluídos nas negociações. A partilha foi uma decisão exclusivamente entre as potências europeias, como Grã-Bretanha, França, Bélgica e Alemanha, desconsiderando a vontade e os interesses dos africanos. Isso demonstra muito claramente o caráter colonialista e exploratório da conferência, cujo foco era a disputa de recursos e territórios, sem envolvimento das populações nativas.
B) Incorreta – Pelo contrário, as fronteiras traçadas eram arbitrárias e muitas vezes atravessavam rios, montanhas e até mesmo territórios de povos que viviam em uma mesma região, sem respeitar essas divisões naturais.
C) Correta – A Conferência de Berlim definiu as fronteiras africanas de maneira artificial, sem levar em conta as divisões étnicas, culturais ou geográficas dos povos africanos. O objetivo principal era evitar conflitos entre as potências europeias, garantindo que cada uma tivesse sua área de influência. A partilha ignorou a complexidade das populações locais e suas organizações políticas e culturais, contribuindo para futuros conflitos e instabilidades no continente.
D) Incorreta – As fronteiras foram traçadas de acordo com os interesses coloniais europeus, muitas vezes criando unidades políticas artificiais que agruparam ou separaram grupos étnicos rivais, contribuindo para os conflitos pós-coloniais.
Gabarito – Letra C
Referência:
Capossa, Romão. "Algumas conseqüências da Conferência de Berlim (1884-1885) para a atual África." identidade! 7.7 (2005): 10-18.