Questão dae67304-76
Prova:UNIVESP 2018
Disciplina:História
Assunto:História Geral, Período Entre-Guerras: Totalitarismos


O símbolo do Partido Fascista italiano, reproduzido parcialmente na imagem, é constituído por um feixe de varas em torno de um machado. Tal símbolo busca representar um aspecto da ideologia fascista, corretamente compreendido como a

A
mobilização operária em prol de uma radical revolução anticapitalista e internacionalista.
B
defesa da tradição rural em oposição aos elementos modernos, industriais e urbanos.
C
força e a união do povo italiano em luta contra os inimigos da nação, como os comunistas.
D
apologia à destruição causada pelas transformações oriundas do progresso econômico.
E
manifestação da ancestralidade viking reivindicada pelos fascistas como culto do passado.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
No período entre a Primeira Guerra e a Segunda Guerra Mundial observou-se a ascensão de partidos nacionalistas de extrema direita.
Na Alemanha temos os nazistas do Partido Nacional Socialista de Trabalhadores Alemães, que conseguiram apoio de partidos de direita e Hitler foi alçado ao cargo de Chanceler. Já na Itália, foi fundado por Benito Mussolini o movimento fasci italiani di combattimento ,que deu origem ,no ano de 1921 , ao Partido Nacional Fascista. O símbolo apresentado acima está sobreposto à bandeira da Itália e representa um feixe de varas com um machado. 
O fascio é um feixe de varas que era utilizado pelos oficiais de justiça da Roma Antiga quando eles tinham que executar alguma ordem judicial. O objetivo patriótico do Partido Nacional Fascista era retomar o “passado de glória" do Império Romano. O candidato para responder esta questão precisa ter conhecimento sobre a formação do Partido Nacional Fascista, suas principais características e os seus símbolos nacionais.

Há farta bibliografia e filmografia acerca do tema. Tanto em termos acadêmicos quanto escolares. O tema é parte intrínseca do currículo de História do Ensino Médio. Uma das opções indica a referência que era pretendida através da utilização da figura do Fascio, um símbolo do Império Romano.
A) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta, pois o símbolo faz referência à ordem, justiça e proteção das classes dominantes. 
B) INCORRETA – A defesa feita pelo símbolo fascista é a retomada de uma tradição de justiça e de pujança do Império Romano, o que não está diretamente ligado à tradição rural . Este fato torna a afirmativa incorreta. 
C) CORRETA –O feixe representa a justiça dos oficiais do Império Romano que possuíam força por ser mais de uma vara . A união das varas também pode ser considerada um instrumento de tortura a ser usado contra quem não está a favor do retorno deste “passado glorioso". 
D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois o símbolo fascista defende a retomada da pujança do Império Romano. 
E) INCORRETA – Os fascistas defendem a retomada da Glória do Império Romano e não faz referência à ancestralidade viking, que não existia na Itália e sim no norte da Europa. 

Gabarito do Professor: Letra C.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo