Questão dadb7fda-76
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Moenda
O detalhe da gravura “Engenho de Itamaracá” (1647), de
Frans Post, pintor holandês que esteve no Brasil no século
XVII, coloca em evidência o principal produto de interesse
dos holandeses à época da ocupação no Nordeste. Tal produto pode ser corretamente identificado como
Moenda
O detalhe da gravura “Engenho de Itamaracá” (1647), de
Frans Post, pintor holandês que esteve no Brasil no século
XVII, coloca em evidência o principal produto de interesse
dos holandeses à época da ocupação no Nordeste. Tal produto pode ser corretamente identificado como
A
cacau.
B
tabaco.
C
algodão.
D
açúcar.
E
café.
Gabarito comentado
Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
O artista holandês Frans Post veio para o nordeste brasileiro quando da ocupação holandesa de Mauricio de Nassau. O pintor ficou por sete anos no país e retratou em suas telas os detalhes da fauna e da flora, topografia e paisagens brasileiras.
Os comerciantes holandeses investiram na produção do açúcar desde o início.
Primeiramente em Lisboa e posteriormente em territórios ultramarinos do Império Português, como as Ilhas da Madeira, Canárias e Açores. A Holanda começou a investir no Brasil desde o princípio do processo de colonização, com a implantação de engenhos e o financiamento de plantações monocultoras.
A pintura de Frans Post retrata a Moenda, que é uma das partes de beneficiamento da cana dentro dos Engenhos.
Durante a União Ibérica, os acordos comerciais entre Portugal e Holanda foram interrompidos. Este fato incentivou os holandeses a ocuparem o Nordeste que era o centro dos seus investimentos.
Esta é uma questão interpretativa e de memorização, por este motivo o candidato para responder precisa ter o conhecimento sobre a ocupações holandesa e a sua importância no Brasil Colonial.
A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois o apogeu do Brasil como segundo maior produtor de cacau foi no século XVIII. O cacau foi introduzido na Bahia no ano de 1752 e prosperou a produção na cidade de Ilhéus. A agricultura cacaueira na Bahia tinha como base a mão de obra familiar.
B) INCORRETA - Esta afirmativa está incorreta pois o tabaco era o segundo produto mais importante no comércio de exportação no decorrer do século XVIII e não possuía uma relação direta com os holandeses. O fumo era utilizado como moeda de troca para a compra de negros a serem escravizados, no continente africano.
C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois o algodão já fazia parte do cotidiano dos povos nativos. A relação da produção algodoeira com a cana de açúcar era em virtude de o algodão servir para a fabricação dos tecidos das roupas dos negros escravizados. Após a segunda metade do século XVIII, o algodão passou a ser matéria prima para a Inglaterra fabricar os seus tecidos.
D) CORRETA – Esta afirmativa está correta porque os holandeses sempre estiveram envolvidos com o processo de produção do açúcar do Império Português. Em um primeiro momento, como comerciantes em Lisboa e, depois, na produção de cana de açúcar na Ilha de Madeiras e Açores. Com o processo de colonização da América Portuguesa, os holandeses auxiliaram na construção do primeiro engenho em São Vicente e investiram em plantações monocultoras de cana de açúcar. Portugal rompeu os acordos comerciais com a Holanda durante a União Ibérica. Este fato motivou a ocupação holandesa no Nordeste que era o centro de investimento holandês.
E) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois o café se tornou o principal produto da economia brasileira entre o final do século XIX e início do século XX. O café e seus derivados foram responsáveis por desenvolver a economia brasileira, uma vez que eram os produtos brasileiros mais exportados. Este desenvolvimento permitiu a urbanização dos grandes centros, como por exemplo a cidade de São Paulo.
Gabarito do Professor: Letra D.