De acordo com o gráfico e com referência à distribuição das áreas rurais no Brasil, conclui-se que
Gabarito comentado
Analisando-se o gráfico, a única alternativa correta é a (A). Os imóveis improdutivos são, de fato, predominantes no Brasil e na maioria das regiões. A única exceção é a região Sul, que tem mais imóveis produtivos (47,2%) do que improdutivos (38,3%).
A alternativa (B) está incorreta, pois a improdutividade da propriedade, no caso do Brasil, não se relaciona com a infertilidade do solo, mas, sim, com a concentração fundiária.
A alternativa (C) está incorreta porque, no Brasil, a quantidade de propriedades produtivas somada à quantidade de minifúndios não é igual à quantidade de propriedade improdutiva. Segundo o gráfico, a porcentagem de propriedade improdutiva (63,8%) é quase o dobro das outras duas juntas (36,2%).
A alternativa (D) está incorreta, uma vez que a região Norte apresenta o menor nível de imóveis produtivos (12,1%).
A alternativa (E) está incorreta, pois o fato de o Centro-Oeste apresentar o menor número de minifúndios não significa que a reforma agrária seja inviável na região. Pelo contrário, quanto maior a concentração de terras, como no Centro-Oeste, maior é a possibilidade de reforma agrária, que consiste na divisão de terras para assentamento de famílias que vivem no campo.