Antônio Vicente Mendes Maciel, Conselheiro de
alcunha, (...) era cearense e nasceu (...) a 13 de março de 1830.
(...) Aprendeu a ler, escrever e contar. (...) Andou estudando
latim, enxertando frases da língua de Horácio nos seus longos
"conselhos", geralmente baseados na Bíblia sagrada, que
conhecia razoavelmente. (...) Era apenas um peregrino,
acompanhado de numeroso séquito; pequenos agricultores,
negros 13 de Maio, caboclos de aldeamentos, gente sem
recursos, doentes. (...)
Em 1893 (...) Antônio Vicente se estabeleceu em
Canudos (...). Rebatizou a localidade, dando-lhe o nome de
Belo Monte. Criou um clima de tranquilidade local.
Respeitavam-no. Seu monarquismo era utopia.
De vários pontos do sertão apareciam os
conselheiristas (...). Caminhavam para lá movidos pela fé.
Queriam morar ali, sem pensar em conquistar novas terras.
Nem restaurar a monarquia. Cá de fora, não entenderam
assim. Interesses políticos e patrimoniais deram novos rumos
e destino sangrento ao sertão do Conselheiro. (...)
José Calazans. “O Bom Jesus do sertão”. Caderno Mais, Folha de S. Paulo.
São Paulo, 21/09/1997.
O texto sugere que Antonio Conselheiro
Antônio Vicente Mendes Maciel, Conselheiro de alcunha, (...) era cearense e nasceu (...) a 13 de março de 1830. (...) Aprendeu a ler, escrever e contar. (...) Andou estudando latim, enxertando frases da língua de Horácio nos seus longos "conselhos", geralmente baseados na Bíblia sagrada, que conhecia razoavelmente. (...) Era apenas um peregrino, acompanhado de numeroso séquito; pequenos agricultores, negros 13 de Maio, caboclos de aldeamentos, gente sem recursos, doentes. (...)
Em 1893 (...) Antônio Vicente se estabeleceu em Canudos (...). Rebatizou a localidade, dando-lhe o nome de Belo Monte. Criou um clima de tranquilidade local. Respeitavam-no. Seu monarquismo era utopia.
De vários pontos do sertão apareciam os conselheiristas (...). Caminhavam para lá movidos pela fé. Queriam morar ali, sem pensar em conquistar novas terras. Nem restaurar a monarquia. Cá de fora, não entenderam assim. Interesses políticos e patrimoniais deram novos rumos e destino sangrento ao sertão do Conselheiro. (...)
José Calazans. “O Bom Jesus do sertão”. Caderno Mais, Folha de S. Paulo. São Paulo, 21/09/1997.
O texto sugere que Antonio Conselheiro
Gabarito comentado
A) A Igreja Católica não apoiou Conselheiro em suas práticas sendo parte do grupo que criticava suas práticas.
B) A educação formal não era prática comum no sertão onde Conselheiro atuava e ele mesmo não era considerado como um erudito.
GABARITO DO PROFESSOR: D