Questão d8563129-a6
Prova:ENEM 2016
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

O coronelismo era fruto de alteração na relação de forças entre os proprietários rurais e o governo, e significava o fortalecimento do poder do Estado antes que o predomínio do coronel. Nessa concepção, o coronelismo é, então, um sistema político nacional, com base em barganhas entre o governo e os coronéis. O coronel tem o controle dos cargos públicos, desde o delegado de polícia até a professora primária. O coronel hipoteca seu apoio ao governo, sobretudo na forma de voto.

CARVALHO, J. M. Pontos e bordados: escritos de história política. Belo

Horizonte: Editora UFMG, 1998 (adaptado).

No contexto da Primeira República no Brasil, as relações políticas descritas baseavam-se na

A
coação das milícias locais.
B
estagnação da dinâmica urbana.
C
valorização do proselitismo partidário.
D
disseminação de práticas clientelistas.
E
centralização de decisões administrativas.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
Em 1899, Campos Sales começa oficialmente a articular a política dos governadores com base nos 3 grandes colégios eleitorais do país: São Paulo, Minas e Bahia.Trata-se de um sistema baseado na troca de favores políticos entre o presidente e os governadores dos estados.É importante constatar que a política dos governadores consolida de imediato o domínio das oligarquias estaduais e a força dos coronéis nos municípios, por meio da disseminação das práticas clientelistas. Embora a política dos governadores coloque o coronel no centro da arena política, isso não significa que o poder do Estado esteja fraco. Na realidade, o processo que se desenvolve denota o fortalecimento do poder do Estado nacional.
A resposta correta é a letra D. 

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo