Um dos fatores que explica a subalimentação na América do Sul é
Gabarito comentado
A alternativa (A) está incorreta, pois, de modo geral, a inserção da agricultura da América do Sul no comércio mundial é bastante significativa. Brasil e Argentina, por exemplo, são grandes exportadores de produtos agrícolas. De qualquer forma, a inserção ou não no comércio mundial não tem relação direta com a subalimentação, que se constitui, predominantemente, em um problema de ordem social.
A alternativa (B) está incorreta, pois, mesmo tendo havido êxodo rural expressivo na maior parte dos países da América do Sul, não é a carência de mão de obra no campo que leva a subalimentação, mas, sim, a falta de acesso da população à comida, seja por precariedade socioeconômica da sociedade, seja pela estrutura fundiária ineficiente que normalmente existe nos países sul-americanos.
A alternativa (C) está correta. A presença frequente de latifúndios improdutivos na América do Sul é um dos fatores que leva a subalimentação, pois, caso esses latifúndios improdutivos fossem repartidos em minifúndios para o cultivo e subsistência de famílias, o problema da subalimentação seria bastante amenizado.
A alternativa (D) está incorreta. Embora haja conflitos no campo, geralmente por disputa de terra, esse não é um fator determinante para explicar a subalimentação no continente.
A alternativa (E) está incorreta. Os sistemas mecanizados de cultivo são usados, sobretudo, na agricultura de grande porte, que normalmente se destina à exportação, e não ao mercado interno, como está previsto na letra (E).