Questão d48ba476-63
Prova:UNEAL 2013
Disciplina:História
Assunto:Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

Embora os portugueses tenham alcançado a costa do Brasil em 1500, a configuração do território colonial lusitano na América foi historicamente construída ao longo de três séculos. Durante este período, conflitos armados entre diferentes povos, diversificada exploração econômica de modo a atender à lógica mercantilista, a aventura da interiorização da colonização expandindo os domínios portugueses, e o trabalho escravo foram todos preponderantes em nossa história. Nesse sentido, sobre o processo de conquista, posse e construção do território brasileiro durante o período colonial, é correto afirmar:

A
as bandeiras foram expedições paulistas cujo objetivo era exclusivamente a escravidão de populações indígenas. Essas expedições eram apoiadas e financiadas por padres jesuítas que acreditavam ser impossível a catequese dos índios, restando apenas a escravidão como um necessário castigo divino.
B
o sistema de Capitanias Hereditárias como uma estratégia de colonização, possibilitou a posse do território e resultou na divisão da colônia em vastas extensões de terras para serem exploradas e colonizadas por seus donatários. Com o sucesso desse sistema, a Coroa Portuguesa cria o Governo Geral exclusivamente para estimular o livre comércio e o fim do monopólio colonial.
C
durante os dois primeiros séculos da colonização portuguesa no Brasil, além da cana-de-açúcar, também foram desenvolvidas outras atividades econômicas, tais como: tabaco, pecuária e mineração. Essa diversificação econômica contribuiu para a produção de distintas configurações do território brasileiro entre litoral e sertão e, posteriormente, nordeste açucareiro, pecuária nos sertões e região das minas gerais.
D
o Mercantilismo, por ser apenas uma prática econômica, não interferiu no processo de construção do território colonial e permitiu a livre concorrência no comércio interno do Brasil.
E
o período holandês no Brasil e o desenvolvimento econômico da cidade de Recife no século XVII expressam as boas relações diplomáticas e o sentimento de colaboração entre as diferentes nações europeias, possibilitando o compartilhamento do território colonial brasileiro.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo