Uma das consequências das inovações tecnológicas das últimas décadas, que determinaram diferentes formas de uso e ocupação do espaço geográfico, é a instituição das chamadas cidades globais, que se caracterizam por
Gabarito comentado
A alternativa (A) está incorreta, pois cidades globais têm um nível de influência maior no cenário mundial do que as cidades “normais”. Elas geralmente têm grande população, centros financeiros importantes, filiais ou sedes das principais multinacionais, sistemas de transporte e de comunicação desenvolvidos, amplo setor de serviços, dentre outras características.
A alternativa (B) está incorreta, pois as proporções geralmente gigantescas das cidades globais não colaboram para fortalecer os laços de cidadania e solidariedade entre os membros da comunidade. Pelo contrário, há uma tendência ao individualismo.
A alternativa (C) está incorreta, uma vez que as cidades globais não colaboram para a diminuição das desigualdades sociais. Em mega cidades, seja em países centrais ou periféricos, é sempre possível observar áreas menos favorecidas e até bolsões de pobreza. Essas cidades têm poder atrativo, pois se tem a ideia de que são lugares com muitas oportunidades. Entretanto, não há oportunidade para todos e isso, aliado ao alto custo de vida próprio das cidades globais, gera uma parcela de excluídos sociais, que, muitas vezes, vivem em condições piores do que enfrentavam em seus lugares de origem.
A alternativa (D) está correta. A internacionalização da economia colaborou para a formação das cidades globais. Basta observar que muitas das características dessas cidades se relacionam com a economia, como a existência de centros financeiros, de sedes e filiais de multinacionais, de setores de transporte e comunicação bem desenvolvidos.
A alternativa (E) está incorreta. O processo de colonização ocidental não tem origem no século XIX e não se relaciona com a formação das cidades globais.