Questão d076ef04-bf
Prova:ENEM 2012
Disciplina:História
Assunto:Brasil Monárquico – Primeiro Reinado 1822- 1831, História do Brasil

Imagem 007.jpg

Os anos finais do I Reinado (1822-1831) se caracterizaram pelo aumento da tensão política. Nesse sentido, a análise dos episódios descritos em Minas Gerais e no Rio de Janeiro revela

A
estímulos ao racismo.
B
apoio ao xenofobismo.
C
críticas ao federalismo.
D
repúdio ao republicanismo.
E
questionamentos ao autoritarismo.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A questão pode suscitar dúvidas, pois o trecho transcrito refere-se à Noite das Garrafadas, tradicionalmente entendida como um momento de confronto entre portugueses e brasileiros durante a crise do governo de Pedro I. É preciso ter conhecimento que os termos “portugueses” e “brasileiros” não se referem às nacionalidades e sim aos partidários e opositores de Pedro I na medida em que este fazia uma política mais voltada aos interesses ainda vinculados a Portugal, apesar da independência oficial em 1822. Os “brasileiros”, particularmente os grandes proprietários de terra que haviam apoiado e lutado pela independência, pretendiam uma estrutura liberal de Estado (ainda que com restrições) e não um modelo autoritário respaldado pelo poder Moderador instituído pela constituição de 1824.
                A única opção que responde à questão proposta é a E. A Noite das Garrafadas não supõe nem racismo, tampouco xenofobia, A constituição de 24 não estabelece modelo federalista e as ideias de república estavam presentes entre os opositores, ainda que de forma incipiente.
 

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo