Questão d04893b5-c2
Prova:
Disciplina:
Assunto:
“[...] Mas o vigário não lhe deu atenção e o
processo continuou. Pensou-se em liquidar as
opiniões de Menocchio, em especial sua
cosmogonia, fazendo-as passar por um amontoado
de extravagâncias ímpias, porém inócuas (o queijo,
o leite, os vermes-anjos, o Deus-anjo criado do
caos), mas tal ideia foi abandonada. Cem, 150 anos
depois, Menocchio provavelmente teria sido
trancado em um hospício, e o diagnóstico teria sido
“tomado por delírio religioso”. Todavia, em plena
Contra-Reforma, as modalidades de exclusão eram
outras – prevaleciam a identificação e a repressão
da heresia.”
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. O cotidiano e as
ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. Trad.
Maria Betânia Amoroso e José Paulo Paes. São Paulo:
Companhia das Letras, 2006. p. 38.
Para Ginzburg, Menocchio é definido pela ContraReforma como um
“[...] Mas o vigário não lhe deu atenção e o
processo continuou. Pensou-se em liquidar as
opiniões de Menocchio, em especial sua
cosmogonia, fazendo-as passar por um amontoado
de extravagâncias ímpias, porém inócuas (o queijo,
o leite, os vermes-anjos, o Deus-anjo criado do
caos), mas tal ideia foi abandonada. Cem, 150 anos
depois, Menocchio provavelmente teria sido
trancado em um hospício, e o diagnóstico teria sido
“tomado por delírio religioso”. Todavia, em plena
Contra-Reforma, as modalidades de exclusão eram
outras – prevaleciam a identificação e a repressão
da heresia.”
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes. O cotidiano e as
ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. Trad.
Maria Betânia Amoroso e José Paulo Paes. São Paulo:
Companhia das Letras, 2006. p. 38.
Para Ginzburg, Menocchio é definido pela ContraReforma como um
A
extravagante.
B
doente mental
C
herético.
D
excluído da história.