Questão ce9ed119-29
Prova:UNESP 2016
Disciplina:História
Assunto:Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

Os colonos que emigram, recebendo dinheiro adiantado, tornam-se, pois, desde o começo, uma simples propriedade de Vergueiro & Cia. E em virtude do espírito de ganância, para não dizer mais, que anima numerosos senhores de escravos, e também da ausência de direitos em que costumam viver esses colonos na província de São Paulo, só lhes resta conformarem-se com a ideia de que são tratados como simples mercadorias ou como escravos.

(Thomas Davatz. Memórias de um colono no Brasil (1850), 1941.)

O texto aponta problemas enfrentados por imigrantes europeus que vieram ao Brasil para

A
trabalhar nas primeiras fábricas, implantadas na região Sudeste do país, para reduzir a dependência brasileira de manufaturados ingleses.
B
substituir a mão de obra escrava nas lavouras de café e cana-de-açúcar, após a decretação do fim da escravidão pela lei Áurea.
C
trabalhar no sistema de parceria, estando submetidos ao poder político e econômico de fazendeiros habituados à exploração da mão de obra escrava.
D
substituir a mão de obra indígena na agricultura e na pecuária, pois os nativos eram refratários aos trabalhos que exigiam sua sedentarização.
E
trabalhar no sistema de colonato, durante o período da grande imigração, e se estabeleceram nas fazendas de café do Vale do Paraíba e litoral do Rio de Janeiro.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
Ao declínio do escravismo se contrapõe a necessidade de substituir a mão de obra cativa, e a opção, fortemente ideologizada, será pelo imigrante europeu. A princípio, a imigração livre dos europeus foi financiada pelo setor cafeeiro, que financiou a vinda de imigrantes europeus que trabalhariam em um sistema de parceria com os proprietários das terras. Posteriormente, o Estado toma para si o incentivo da imigração europeia, por acreditar ser a principal forma de desenvolvimento da mão de obra brasileira. Houve muita resistência por parte dos imigrantes europeus de virem para o Brasil, devido à imagem de uma sociedade escravocrata e de um país inóspito; a dificuldade de acesso à terra devido à lei de Terras de 1850; e às condições de trabalho dos colonos quando chegavam ao Brasil.


A resposta correta é a letra C. 




Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo