São, portanto, observadas consequências econômicas, sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior à Revolução Industrial, as quais incluem
Gabarito comentado
A alternativa (A) está incorreta, pois não houve erradicação da fome no mundo no período posterior à Revolução Industrial. Esse grave problema ainda afeta grande parte do mundo, principalmente nas áreas mais subdesenvolvidas, como nos continentes Africano, Latino Americano e Asiático.
A alternativa (B) está incorreta. O que se observou no pós-revolução industrial foi o aumento das áreas urbanas e a diminuição das áreas rurais, principalmente no que tange ao contingente populacional vivendo nessas áreas.
A alternativa (C) está correta. Uma das consequências da industrialização é a necessidade crescente de matérias-primas para fazer esse setor funcionar e expandir. Além disso, o próprio funcionamento da indústria em geral demanda energia. Dessa forma, a demanda por recursos naturais no mundo tem sido crescente.
A alternativa (D) está incorreta. Com o êxodo rural, menos pessoas vivem e trabalham no campo e mais pessoas vivem nas cidades, o que significa que há menos pessoas produzindo alimentos, embora a necessidade de se alimentar continue existindo. Ressalta-se, ainda, que a população do planeta ainda está crescendo. Assim, a necessidade de se usar adubos e corretivos na agricultura aumenta, pois a produtividade das terras que são usadas para a agricultura deve ser crescente, de modo que haja alimentos suficientes para o contingente populacional do planeta.
A alternativa (E) está incorreta. Com a mecanização do setor primário (agricultura), é cada vez menor a necessidade de mão de obra nesse setor, o que reduz a oferta de emprego, e não aumenta, como se afirma na assertiva.