Questão ca0cdaf0-b1
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Leia a seguir partes do livro Filosofia da
História Universal, do filósofo alemão George
Friedrich Hegel (1770-1831).
Texto A ''A África propriamente dita é a parte característica
deste continente. Começamos pela consideração deste
continente, porque em seguida podemos deixá-lo de lado,
por assim dizer. Não tem interesse histórico próprio,
senão o de que os homens vivem ali na barbárie e na
selvageria, sem fornecer nenhum elemento à civilização.
Por mais que retrocedamos na história, acharemos que a
África está sempre fechada no contato com o resto do
mundo, é um eldorado recolhido em si mesmo, é o país
criança, envolvido na escuridão da noite, aquém da luz da
história consciente. [...] Nesta parte principal da África,
não pode haver história''.
Texto B “Encontramos, [...], aqui o homem em seu estado
bruto. Tal é o homem na África. Porquanto o homem
aparece como homem, põe-se em oposição à natureza;
assim é como se faz homem. Mas, porquanto se limita a
diferenciar-se da natureza, encontra-se no primeiro
estágio, dominado pela paixão, pelo orgulho e a pobreza;
é um homem estúpido. No estado de selvageria achamos
o africano, enquanto podemos observá-lo e assim tem
permanecido. O negro representa o homem natural em
toda a sua barbárie e violência; para compreendê-lo
devemos esquecer todas as representações europeias.
Devemos esquecer Deus e a lei moral. Para compreendê-lo exatamente, devemos abstrair de todo respeito e
moralidade, de todo o sentimento. Tudo isso está no
homem em seu estado bruto, em cujo caráter nada se
encontra que pareça humano''.
Assinale a alternativa que traz a afirmação correta
acerca da África subsaariana e de suas sociedades.
Leia a seguir partes do livro Filosofia da
História Universal, do filósofo alemão George
Friedrich Hegel (1770-1831).
Texto A
''A África propriamente dita é a parte característica
deste continente. Começamos pela consideração deste
continente, porque em seguida podemos deixá-lo de lado,
por assim dizer. Não tem interesse histórico próprio,
senão o de que os homens vivem ali na barbárie e na
selvageria, sem fornecer nenhum elemento à civilização.
Por mais que retrocedamos na história, acharemos que a
África está sempre fechada no contato com o resto do
mundo, é um eldorado recolhido em si mesmo, é o país
criança, envolvido na escuridão da noite, aquém da luz da
história consciente. [...] Nesta parte principal da África,
não pode haver história''.
Texto B
“Encontramos, [...], aqui o homem em seu estado
bruto. Tal é o homem na África. Porquanto o homem
aparece como homem, põe-se em oposição à natureza;
assim é como se faz homem. Mas, porquanto se limita a
diferenciar-se da natureza, encontra-se no primeiro
estágio, dominado pela paixão, pelo orgulho e a pobreza;
é um homem estúpido. No estado de selvageria achamos
o africano, enquanto podemos observá-lo e assim tem
permanecido. O negro representa o homem natural em
toda a sua barbárie e violência; para compreendê-lo
devemos esquecer todas as representações europeias.
Devemos esquecer Deus e a lei moral. Para compreendê-lo exatamente, devemos abstrair de todo respeito e
moralidade, de todo o sentimento. Tudo isso está no
homem em seu estado bruto, em cujo caráter nada se
encontra que pareça humano''.
Assinale a alternativa que traz a afirmação correta
acerca da África subsaariana e de suas sociedades.
A
Apesar de uma grande carga de preconceito, o texto
''A'' apresenta uma consideração verdadeira sobre a
África, uma vez que mesmo nos tempos atuais aquele
continente se caracteriza por possuir tribos que vivem
ainda na pré-história.
B
Embora etnocêntrico, o texto ''B'', se considerarmos a
época em que foi escrito, expressa em parte uma
verdade, pois somente é possível falar de ―civilização‖
na África após a chegada, no século XIX, dos
europeus ao continente africano.
C
Do ponto de vista dos historiadores, o texto ''A'',
apesar de seu conteúdo racista, é em parte correto
porque não se pode falar de história em sociedades
que não conhecem a escrita (ágrafas). Assim, a África
subsaariana era, no momento em que o texto foi
escrito, uma sociedade sem história ou pré-histórica.
D
Ambos os textos expressam preconceitos derivados
do sentimento de superioridade de seu autor, um
europeu. Na verdade, no século XIX, as sociedades
existentes na África subsaariana organizavam-se em
tribos devido ao esvaziamento demográfico e às
migrações internas, ocorridos em séculos anteriores
devido à escravidão. Porém, essas sociedades já se
encaminhavam na direção da construção de novos
Estados Nações, algo que se efetivaria no século XX.
E
Os textos ''A''e ''B'' expressam opiniões correntes nos
séculos XIX e XX sobre a África e as sociedades
subsaarianas. Em grande medida, tais opiniões
derivavam das ideias iluministas de civilização e
progresso que circulavam amplamente na Europa
antes da Primeira Grande Guerra e que somente
começaram a ser efetivamente derrubadas após o
final da Segunda Guerra Mundial.