Com base na charge (figura 2), no texto I e nos conhecimentos sobre história e memória, considere as afirmativas a seguir.
I. Os museus são instituições com dimensões políticas, pois a preservação, a organização e a disposição de documentos implicam a criação e a manutenção de uma memória em detrimento de narrativas silenciadas.
II. Os museus são instituições importantes por preservarem o patrimônio do passado remoto de uma
cultura em detrimento da sociedade contemporânea.
III. A criação e a preservação da memória coletiva realizada pelos museus são inclusivas em relação a
outras narrativas, permitindo abordar a história de
forma objetiva.
IV. O incêndio do Museu Nacional destruiu parte do
patrimônio material brasileiro, acarretando implicações sobre o patrimônio imaterial, a memória e
as identidades públicas.
Assinale a alternativa correta.
Leia a charge (figura 2) e o texto I a seguir e responda
à questão.
Texto I
Assim como [...] [Mário de Andrade] reconhece e afirma que
há uma gota de sangue em cada poema, assim também,
parafraseando o poeta, queremos reconhecer e sustentar
que há uma gota de sangue em cada museu. [...] Admitir
a presença de sangue no museu significa também aceitá-
-lo como arena, como espaço de conflito, como campo de
tradição e contradição. Toda a instituição museal apresenta
um determinado discurso sobre a realidade. Este discurso,
como é natural, não é natural e compõe-se de som e de
silêncio, de cheio e de vazio, de presença e de ausência,
de lembrança e de esquecimento.
CHAGAS, Mario Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica
museológica de Mario de Andrade. 2. ed. Chapecó: Argos, 2015. v. 1.
p.19.
Leia a charge (figura 2) e o texto I a seguir e responda à questão.
Texto I
Assim como [...] [Mário de Andrade] reconhece e afirma que há uma gota de sangue em cada poema, assim também, parafraseando o poeta, queremos reconhecer e sustentar que há uma gota de sangue em cada museu. [...] Admitir a presença de sangue no museu significa também aceitá- -lo como arena, como espaço de conflito, como campo de tradição e contradição. Toda a instituição museal apresenta um determinado discurso sobre a realidade. Este discurso, como é natural, não é natural e compõe-se de som e de silêncio, de cheio e de vazio, de presença e de ausência, de lembrança e de esquecimento.
CHAGAS, Mario Souza. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica
museológica de Mario de Andrade. 2. ed. Chapecó: Argos, 2015. v. 1.
p.19.
Somente as afirmativas I e II são corretas.