Observe este cartaz.
Fonte: < http://textosdetherezapires.blogspot.com.br/2015/08/da-campanha-pela-anistia-1978-28-de.html>Acesso em 29 maio 2017.
Esse cartaz é uma campanha política pela:
Gabarito comentado
Sobre o cartaz proposto pela questão, vamos selecionar a alternativa correta:
A) Incorreta – Essa alternativa se refere a indenizações e reparações às famílias de vítimas da ditadura, algo que foi discutido posteriormente no Brasil, sobretudo nos anos 1990 e 2000, após a criação da Comissão da Verdade. No entanto, o cartaz aborda a anistia dos anos 1970, cujo foco era o retorno dos exilados e a libertação dos presos políticos, sem ênfase nas indenizações
B) Incorreta – Essa alternativa foca em reparações pelas mortes de opositores ao regime militar, mas o cartaz trata da campanha de anistia, que visava, além da liberdade para os presos e exilados, o esclarecimento sobre as mortes, não necessariamente uma reparação pública. A reparação seria uma pauta abordada anos depois, com a Comissão da Verdade.
C) Incorreta – Essa alternativa, da mesma forma, antecipa questões que se tornaram centrais após o período de redemocratização, especialmente durante o trabalho da Comissão da Verdade (2012-2014). O cartaz de 1978, porém, não menciona a abertura de arquivos ou o reconhecimento da tortura como crime, mas sim o esclarecimento sobre os mortos e desaparecidos, além da libertação de presos e o retorno de exilados.
D) Correta – Esse cartaz reflete uma campanha política em prol da anistia ampla, geral e irrestrita durante o final dos anos 1970 no Brasil, parte do processo de redemocratização. A campanha buscava a libertação de presos políticos, o retorno dos exilados e o esclarecimento sobre as mortes e desaparecimentos causados pela ditadura civil-militar, iniciada em 1964.
Gabarito – Letra D
Referência:
de Almeida Resende, Pâmela. "Da abertura lenta, gradual e segura à anistia ampla, geral e irrestrita: A Lógica do Dissenso na Transição Para a Democracia." Revista Sul-Americana de Ciência Política 2.2 (2014): 36-46.