Questão c67dc597-04
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Em novembro de 2020, após as notícias da morte de Diego
Maradona, muitos artistas registraram suas homenagens ao
craque, como o street artist Harry Greb, que lhe dedicou um
mural em Roma.
Nessa obra, a imagem do jogador é fundida à de Ernesto Che
Guevara, conferindo a Maradona um aspecto de guerrilheiro e
valorizando as muitas batalhas que sustentou ao longo de sua
vida controversa.
Esta representação visual de Maradona enfatiza o seu
Em novembro de 2020, após as notícias da morte de Diego
Maradona, muitos artistas registraram suas homenagens ao
craque, como o street artist Harry Greb, que lhe dedicou um
mural em Roma.
Nessa obra, a imagem do jogador é fundida à de Ernesto Che
Guevara, conferindo a Maradona um aspecto de guerrilheiro e
valorizando as muitas batalhas que sustentou ao longo de sua
vida controversa.
Esta representação visual de Maradona enfatiza o seu
A
vínculo com o povo latino-americano e o apoio a governos de
esquerda na América Latina.
B
sentimento religioso de amor à pátria, reforçado pela
narrativa da vitória de 1986, pela mão de deus.
C
conformismo em relação à mercantilização do futebol e à
profissionalização do esporte sob a liderança da FIFA.
D
apoio às medidas de integração econômica do Cone-Sul e aos
projetos de soberania do continente latino-americano.
Gabarito comentado
Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
Diego Armando Maradona nasceu no ano de 1960 na Argentina. Conquistou fama com o seu talento de jogador de futebol. Também foi treinador de times chegando a treinar a seleção de seu país. Era endeusado em seu país pelos seus feitos futebolísticos. Na Copa do Mundo de 1986 teve influência sobre cerca de 70% dos gols argentinos. Jogou no time Boca Juniors, Barcelona e também no Napoli, com destaque em todos eles.
Sua carreira foi marcada por grandes conquistas. Maradona era uma pessoa midiática aparecendo em propagandas e até mesmo em desenhos animados. Entretanto, frequentemente precisava parar seus projetos para resolver os seus problemas com a dependência química.
A sua ligação com o Che Guevara se deu após a sua ida a Cuba e a sua aproximação com Fidel Castro. Diego dizia que tinha pontos em comum com Ernesto Che Guevara, pois ambos eram argentinos. Além disso, possuíam a mesma inclinação política.
Diego Maradona faleceu em novembro de 2020. Recebeu diferentes homenagens após a sua morte. Livros foram vendidos. Filmes gravados e obras de artes pintadas, tal qual esta que é apresentada no suporte da questão.
As informações para a resposta correta estão disponíveis na mídia impressa e digital.
A) CORRETA- Esta afirmativa está correta pois Diego Maradona demonstrou apoio aos governos de esquerda da América Latina. As suas declarações de apoio iam a Fidel Castro em Cuba a Nicolas Maduro na Venezuela e, a Evo Morales na Bolívia. Os seus apoiados na Argentina eram Nestor e Christina Kirchner. O seu vínculo com a América Latina era profundo, tanto nas suas demonstrações políticas como nas suas ações enquanto personagem midiático.
B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a narrativa “Mão de Deus" está relacionada com um gol marcado nas quartas de final da Argentina contra a Inglaterra. O gol teria sido feito com a mão mas, quando foi indagado ao fim do jogo sobre isso Diego teria dito “marquei um pouco com a cabeça e um pouco com a Mão de Deus". Ou seja, o uso da Mao de Deus no discurso não está atrelado ao amor a pátria nem a religiosidade de Maradona.
C) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois Maradona não era a favor da mercantilização do futebol. A Professora da Universidade Federal Fluminense, Lívia Gonçalves Magalhães , mencionou em seu o livro “Histórias do Futebol" que Diego Maradona expressava-se a favor de um futebol relacionado ao sentimento de pertencimento que despertasse a paixão dos torcedores e das pessoas de maneira geral.
D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois foi após a morte de Maradona que as medidas de integração econômica do Cone Sul passaram a ser discutidas novamente entre Brasil e Argentina. Maradona tinha um estreito vínculo com os povos latino americanos, entretanto defendia pelos direitos políticos soberanos dos cidadãos de cada país.
Gabarito do Professor: Letra A.