Questão c671d564-bc
Prova:ENEM 2010
Disciplina:História
Assunto:História Geral

Em 1948, os EUA lançavam o Plano Marshall, que consistiu no empréstimo de 17 bilhões de dólares para que os países europeus reconstruíssem suas economias. Um dos resultados desse plano, para os EUA, foi

imagem-retificada-texto-039.jpg

A
o aumento dos investimentos europeus em indústrias sediadas nos EUA.
B
a redução da demanda dos países europeus por produtos e insumos agrícolas.
C
o crescimento da compra de máquinas e veículos estadunidenses pelos europeus.
D
o declínio dos empréstimos estadunidenses aos países da América Latina e da Ásia.
E
a criação de organismos que visavam regulamentar todas as operações de crédito.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
  No início do pós- II Guerra, os EUA apresentaram um Programa para Recuperação da Europa (PRE), também chamado de Plano Marshall. O interesse pela rápida recuperação do continente europeu tinha como motivo: i) barrar o avanço comunista; e ii) manter a exportação de produtos norte-americanos para o velho continente.

   Apesar da reação cautelosa do Congresso americano ao projeto, este acabou sendo aprovado por maioria absoluta e implementado imediatamente. Em julho de 1947, os países ocidentais que haviam enfrentado Hitler reuniram-se para habilitar-se e verificar as condições de preenchimento dos requisitos para a ajuda norte-americana. Em setembro de 1947, dezesseis países ( Grã-Bretanha, França, Itália,  Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Portugal, Áustria, Grécia, Turquia, Islândia, Noruega, Suécia,Dinamarca, Suíça e as zonas ocidentais da Alemanha) elaboraram um plano conjunto para o uso da ajuda, que começou a ser aplicada em abril de 1948.

    Foram quatro anos de vigência, onde foram aplicados dezessete bilhões de dólares na Europa, estimulando principalmente a recuperação da agricultura e da indústria nos países europeus. O montante da ajuda norte-americana, organizado em torno de empréstimos vinculados à compra de produtos norte americanos ( principalmente máquinas e veículos) e de outras modalidades de financiamento da produção europeia, permitiram o soerguimento gradual da Europa ocidental. Ao final da década de 1950, a região voltava a apresentar um amplo desenvolvimento industrial.

Gabarito: C




Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo