Questão c5352420-d6
Prova:UNESP 2014
Disciplina:História
Assunto:República Oligárquica - 1889 a 1930, História do Brasil

            Em 1924, uma caravana formada por Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e o poeta franco-suíço Blaise Cendrars, entre outros, percorreu as cidades históricas mineiras e acabou entrando para os anais do Modernismo.
            O movimento deflagrado em 1922 estava se reconfigurando.

                                                                                                (Ivan Marques. “Trem da modernidade”. Revista de História
                                                                                                      da Biblioteca Nacional
, fevereiro de 2012. Adaptado.)

Entre as características da “reconfiguração” do Modernismo, citada no texto, podemos incluir

A
a politização do movimento, o resgate de princípios estéticos do parnasianismo e o indigenismo.
B
a retomada da tradição simbolista, a defesa da internacionalização da arte brasileira e a valorização das tradições orais.
C
a incorporação da estética surrealista, o apoio ao movimento tenentista e a defesa do verso livre.
D
a defesa do socialismo, a crítica ao barroco brasileiro e a revalorização do mundo rural.
E
a maior nacionalização do movimento, o declínio da influência futurista e o aumento da preocupação primitivista.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
 Em 1924, o movimento modernista estava se reconfigurando. Em Belo Horizonte, um grupo de escritores estavam empenhados na discussão, renovação e atualização da literatura brasileira. A caravana que percorreu as cidades históricas mineiras, mencionada no texto acima, tornou-se símbolo desse novo momento. Percebia-se que a influência inicial da vanguarda futurista tinha perdido espaço às preocupações com o primitivismo e o nacionalismo, presentes em obras como Pau-Brasil (1924), de Oswald de Andrade, e Clã do Jabuti (1927), de Mário de Andrade. Verifica-se uma importante guinada em direção à cultura popular, ao folclore, ao passado barroco, aos interiores do país.

 Destaca-se também a maior nacionalização do movimento, em decorrência do contato entre os vanguardistas de São Paulo e a versão de Modernismo provinciana e mais tímida, embora não menos ativa e envolvida, formada por escritores como Carlos Drummond de Andrade, Emílio Moura, João Alphonsus, Pedro Nava, Martins de Almeida e Abgar Renault.

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