Questão c49df6b4-e1
Prova:UCPEL 2008
Disciplina:História
Assunto:Período Colonial: produção de riqueza e escravismo, História do Brasil

Embora desde o dia de sua descoberta o cenário geográfico monumental que envolve a baía de Guanabara tenha encantado a navegadores, viajantes e poetas, o fato é que, em 1808, a cidade do Rio de Janeiro era precária, malcheirosa, provinciana, suja e descuidada. Os membros da corte e da família real não precisaram mais do que dez minutos para percebê-lo. “Que horror. Antes Luanda, Moçambique ou Timor”, teria dito a princesa Carlota Joaquina.

(BUENO, Eduardo. Brasil: uma história. São Paulo: Ática, 2003. p.137).

Em janeiro de 2008, celebra-se a passagem dos 200 anos da chegada da corte portuguesa ao Brasil. Sobre as conseqüências deste fato para o Rio de Janeiro e para a história brasileira, todas as afirmativas abaixo estão corretas à exceção daquela que afirma que a transferência da família real portuguesa para o Brasil.

A
oportunizou muitas melhorias locais ao criar instituições importantes como o Banco do Brasil, a Casa da Moeda, a Biblioteca Pública, a Imprensa Régia, a Academia de Belas Artes, o Teatro Real, entre outras.
B
ocasionou uma série de transformações econômicas, como a industrialização da região sudeste e o embelezamento da cidade do Rio de Janeiro por meio da criação do Jardim Botânico e outras benfeitorias locais.
C
gerou a modernização do Rio de Janeiro e transformou a cidade num centro social, político e econômico, que atraía pessoas de diferentes camadas sociais; assim, em 10 anos a população do Rio aumentou consideravelmente.
D
levou a uma mudança de comportamento no Rio de Janeiro: as camadas ricas passaram a se vestir de acordo com os modelos europeus e a residir em ricos palacetes, até mesmo as camadas mais simples passaram a imitar determinados gestos da elite européia.
E
desencadeou o aumento e a criação de novos impostos para o sustento da Corte no Rio de Janeiro, o que contribuiu para piorar ainda mais a qualidade de vida da população, pois os preços dos alimentos de primeira necessidade aumentaram muito.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo